Início / Agricultura / Trabalha com máquinas em espaço rural? Atenção às regras em período de calor

Trabalha com máquinas em espaço rural? Atenção às regras em período de calor

Portugal está em período crítico de incêndios. E esta semana o calor promete apertar com temperaturas acima dos 45 graus em algumas regiões do País. Por isso, trabalhar com máquinas agrícolas pode ser um perigo de incêndio em espaço rural.

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas alerta para o facto de que o artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, na redacção dada pela Lei n.º 76/2017 de 17 de Agosto determinar que:

Durante o período crítico, nos trabalhos e outras actividades que decorram em todos os espaços rurais, as máquinas de combustão interna ou externa, onde se incluem todo o tipo de tractores, máquinas e veículos de transporte pesados, devem obrigatoriamente estar dotados dos seguintes equipamentos:

  • a) Um ou dois extintores de 6 kg cada, de acordo com a sua massa máxima e consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg, salvo motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis;
  • b) Dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas, exceto no caso de motosserras, motorroçadoras e outras pequenas máquinas portáteis.

Proibições

E ainda, quando se verifique, no concelho, o índice de risco de incêndio rural de nível máximo (todo o ano), não é permitida a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

Exceptuam -se o uso de motorroçadoras que utilizam cabeças de corte de fio de nylon, bem como os trabalhos e outras actividades directamente associados às situações de emergência, nomeadamente de combate a incêndios nos espaços rurais.

O ICNF lembra que o cumprimento desta norma legal é da responsabilidade da entidade que está a executar obra.

Veja aqui o folheto alusivo ao uso de maquinaria e equipamento disponível no sítio do ICNF.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Componente técnica do Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo dos Açores concluída em 2019

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia dos Açores afirmou hoje, 10 de Dezembro, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.