Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Tens 18 anos e queres viajar pela Europa? UE tem 20 mil passes de viagem para oferecer

Tens 18 anos e queres viajar pela Europa? UE tem 20 mil passes de viagem para oferecer

A Comissão Europeia lançou ontem, 7 de Novembro, uma nova ronda de candidaturas aos passes de viagem DiscoverEU que permite aos participantes viajar pela Europa, descobrir o seu património cultural e, simultaneamente, desenvolver as suas próprias experiências e competências.

Todos os jovens de 18 anos na União Europeia têm até 28 de Novembro de 2019 (12:00 CET) para se candidatarem à oportunidade de partir à descoberta da Europa entre 1 de Abril e 31 de Outubro de 2020.

Até à data, a Comissão atribuiu 50.000 passes de viagem num total de três rondas de candidaturas e 275.000 jovens. A nova ronda dará a outros 20.000 jovens europeus a possibilidade de participar na iniciativa DiscoverEU.

Actividades DiscoverEU

Os jovens da DiscoverEU interessados também podem participar em vários encontros e eventos organizados durante as viagens e receber um diário onde registar as suas experiências.

As actividades DiscoverEU estão organizadas anualmente em torno de um tema específico relacionado com as prioridades da União Europeia. O tema de 2019 é “aprender sobre a Europa”. O de 2020 será “Europa verde e sustentável”.

A Comissão Europeia lançou a iniciativa DiscoverEU em Junho de 2018, na sequência de uma proposta do Parlamento Europeu relativa a uma acção preparatória, com um orçamento inicial de 12 milhões de euros; o orçamento para 2019 é de 16 milhões de euros e para 2020 deverá ser de 25 milhões de euros.

Quem pode candidatar-se e como?

Os candidatos devem ser cidadãos da UE, ter 18 anos em 31 de Dezembro de 2019 e estarem preparados para viajar entre 1 de Abril e 31 de Outubro de 2020, durante 30 dias no máximo.

Os interessados podem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude (aqui) até 28 de Novembro de 2019. Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e seleccionará os vencedores.

Os candidatos serão informados dos resultados do processo de selecção em Janeiro de 2020, feita com base num teste de cultura geral sobre a União Europeia.

Individual ou em grupos

Os candidatos seleccionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excepcionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas também terão a possibilidade de participar.

Na sequência da ronda agora lançada, a Comissão tenciona lançar uma nova ronda de candidaturas no primeiro semestre de 2020.

Para Comissário Tibor Navracsics, responsável pelo pelouro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, “no último ano e meio, a DiscoverEU criou novas oportunidades para os jovens europeus descobrirem o seu continente. Muito me apraz ver o entusiasmo com que responderam e se formou uma verdadeira comunidade entre todos os viajantes e os outros europeus. Apelo aos jovens de todas as regiões da Europa para que aproveitem esta oportunidade de experimentar a liberdade de circulação na União, desenvolver importantes competências, descobrir o nosso rico património cultural e e fazer novos amigos”.

Ver “DiscoverEU: Perguntas e respostas” aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Hidro Ibérica lança novo site para facilitar proximidade com cliente nacional e internacional

A Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas, com foco principal “na melhoria contínua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.