Início / Agricultura / Tavira: Feira da Dieta Mediterrânica debate turismo gastronómico sustentável

Tavira: Feira da Dieta Mediterrânica debate turismo gastronómico sustentável

A VII Feira da Dieta Mediterrânica decorre de 5 a 8 de Setembro em Tavira. E, esta Feira promovida pela Câmara Municipal de Tavira, recebe, logo no primeiro dia,  no Convento da Graça, a Conferência Internacional sobre Turismo Gastronómico Sustentável.

Um evento que reunirá em Portugal especialistas e organizações de oito países da Europa Mediterrânica, apostadas no reforço da sustentabilidade do sector turístico através da valorização do estilo de vida mediterrânico, património cultural imaterial da humanidade (UNESCO).

Organizado no âmbito do projecto Interreg Medfest, esta conferência debaterá os elementos fundamentais do turismo gastronómico enquanto actividade geradora de equilíbrio territorial, de valorização local e de afirmação da identidade cultural das comunidades.

A mesa de abertura contará com testemunhos de entidades nacionais e comunitárias de referência, antes de Greg Richards lançar o tema do turismo gastronómico sustentável.

Ferramentas e metodologias

Serão também partilhadas as ferramentas e metodologias desenvolvidas durante os últimos três anos e apresentadas oito experiências de turismo gastronómico sustentável que deverão inspirar as políticas públicas para este sector e o surgimento de novas iniciativas empresariais nesta área.

Uma mesa redonda debaterá as estratégias de integração do Turismo Gastronómico Sustentável nas agendas públicas e privadas, com a participação dos consultores Davor Šišović (Croácia), Vitor Sobral (Portugal), Domenico Lizzi (Itália), Murielle Bousquet (França), Silvia Aulet Serrallonga (Espanha), Em Koudoumas (Grécia), Savvas Maliotis (Chipre).

Estratégia europeia

A apresentação de uma proposta de estratégia europeia para a promoção do turismo gastronómico sustentável antecede a cerimónia de encerramento, pelas 17 horas, seguida de um momento de convívio mediterrânico, ainda no convento da Graça.

Pode consultar o programa da Conferência aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

PME francesa procura fornecedores de leite em pó para bezerros

Uma pequena e média empresa (PME) francesa, especializada na produção de substitutos do leite e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.