Início / Agricultura / Syngenta lança em 2019 uma App para que agricultores conheçam melhor o solo das suas explorações

Syngenta lança em 2019 uma App para que agricultores conheçam melhor o solo das suas explorações

A Syngenta, que desenvolve acções de formação em parceria com a APOSOLO — Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo, prepara-se para lançar em 2019 uma App para que os agricultores conheçam melhor o solo das suas explorações, ajudando a evitar/minimizar fenómenos como a erosão e a escorrência.

Esta acção decorre do The Good Growth Plan, o plano global de sustentabilidade da Syngenta, e está integrada num dos seis compromissos da empresa, neste caso “salvar mais terra agrícola”.

O anúncio foi feito durante a Feira  Agroglobal, que se realizou de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo.

Demonstrações na AgroGlobal

Na Feira, na estação sobre boas práticas de conservação do solo, a presidente e a secretária-geral da APOSOLO, respectivamente Gabriela Cruz e Marta Manoel, demonstraram o comportamento da água num solo mobilizado e sem cobertura por comparação a um solo com cobertura vegetal. Este último apresenta uma maior capacidade de infiltração da água, minimizando o fenómeno da escorrência e consequente arrastamento dos sedimentos, adubos e produtos fitofarmacêuticos para fora da parcela.

“A agricultura de conservação, incluindo a não mobilização do solo, tem o objectivo de manter a estrutura do solo e conservá-lo na parcela do agricultor. Manter o solo coberto com vegetação é um uso mais sustentável do solo do que a mobilização”, explicaram as também agricultoras, que praticam agricultura de conservação há vários anos.

Projectos de sustentabilidade em Portugal

Durante a jornada na AgroGlobal os convidados da Syngenta conheceram alguns dos projectos de sustentabilidade que a empresa desenvolve em Portugal. É o caso das parcerias com a Quinta da Cholda e Herdade do Pinheiro, visando contribuir para o incremento da biodiversidade, ou ainda da iniciativa conjunta da Syngenta com a Junta de Freguesia da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, que consiste na instalação de um Centro de Lavagem de Pulverizadores, de uso público, nesta freguesia, que ajudará 210 agricultores a proteger o ambiente e a manterem-se seguros, usando o sistema Héliosec da Syngenta.

Outra iniciativa de que a Syngenta é parceira, e que também foi apresentada na AgroGlobal, são as 24H Agricultura Syngenta, uma competição formativa inédita que já contribuiu para a formação prática e capacitação de mais de 500 estudantes do ensino superior das áreas das Ciências Agrárias, sobre boas práticas agrícolas.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Empregabilidade AGRO: Como deve ser o currículo?

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.