Início / Agricultura / Syngenta ajuda agricultores de Cantanhede a implementar agricultura sustentável

Syngenta ajuda agricultores de Cantanhede a implementar agricultura sustentável

Os agricultores da freguesia da Cordinhã, no concelho de Cantanhede, vão ter à disposição, na próxima campanha agrícola, um Centro de Lavagem de Pulverizadores, para recolha e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos. O primeiro de uso comunitário em Portugal.

O sistema Héliosec, fornecido pela Syngenta, ajudará os agricultores a proteger o ambiente e a manterem-se seguros.

A instalação do sistema Héliosec resulta de uma parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia da Cordinhã e a Syngenta e deverá beneficiar cerca de 210 agricultores desta freguesia, onde existe a maior mancha de vinhas da Bairrada. Trata-se do primeiro Centro de Lavagem de Pulverizadores de uso comunitário em Portugal.

A primeira pedra do projecto foi lançada na passada sexta-feira, 29 de Junho, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que se deslocou à Cordinhã para conhecer a iniciativa.

Motivar outros autarcas

“Trata-se de uma obra relevante que demonstra a visão estratégica desta autarquia para uma área tão sensível como é o ambiente e deve motivar outros autarcas do País a realizar investimentos semelhantes», afirmou o governante.

“A Junta de Freguesia da Cordinhã preocupa-se com a protecção do ambiente e o bem-estar da sua população. Instalando o sistema Héliosec da Syngenta ajudaremos os nossos agricultores a cumprir uma exigência legal – tratamento e encaminhamento correto de resíduos – e garantimos a sustentabilidade da viticultura da Bairrada”, afirma Pedro Carrana, presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, sublinhando que este é “um projecto win-win para todas as partes envolvidas”.

Desidratação natural através do vento e da temperatura

O Héliosec funciona por desidratação natural através do vento e da temperatura e elimina definitivamente os restos de calda e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores. O sistema é composto por um tanque em polietileno com cobertura, que é montado sobre uma base de cimento.

Os efluentes desidratam até à obtenção de um extracto seco, que fica depositado no filme do Héliosec. A recolha dos resíduos é assegurada pela Syngenta.

A Syngenta dará formação aos agricultores sobre o uso do sistema Héliosec, bem como sobre a correcta utilização dos produtos fitofarmacêuticos, calibração e regulação dos equipamentos de aplicação.

The Good Growth Plan

Esta acção enquadra-se no âmbito do The Good Growth Plan, o compromisso da Syngenta a nível mundial para tornar as culturas agrícolas mais eficientes, respeitando o ambiente e as pessoas.

Em Portugal, a Syngenta já formou mais de 4.500 agricultores sobre Boas Práticas relacionadas com o uso de produtos fitofarmacêuticos.

A Syngenta é uma das empresas líderes no seu ramo de actividade. O grupo emprega mais de 27.000 pessoas em mais de 90 países.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.