Início / Agricultura / Suinicultores criam prémio para promover ambiente em parceria com Ministério da Agricultura

Suinicultores criam prémio para promover ambiente em parceria com Ministério da Agricultura

A FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores assinou hoje, 10 de Janeiro, no Montijo, na presença do secretário de Estado de Alimentação e Veterinária, Luís Medeiros Vieira, um protocolo que permite a criação do Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, uma das distinções a ser atribuída no evento anual Porco D’Ouro, a gala que distingue os melhores produtores a nível nacional e que este ano será realizada a 21 de Junho.

O Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural decorre da assinatura de um protocolo de colaboração com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e visa, entre outros aspectos, premiar as explorações suinícolas que manifestem um melhor desempenho ambiental na prossecução da sua actividade.

Novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos

Hoje, no Montijo, foi também apresentado o novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos, uma plataforma informática acessível através da Internet e na qual todos os intervenientes poderão actualizar os registos relevantes no que respeita à sanidade animal nas suas explorações.

“Um dos principais benefícios desta inovação é a facilitação dos procedimentos relativos à exportação de carne de porco e de animais vivos, uma vez que, para qualquer país de destino, o conhecimento do estatuto sanitário dos animais é uma das condições essenciais para a decisão de compra. O facto de esta plataforma permitir um controle em tempo real da situação sanitária do país é para nós de extrema relevância”, afirma Vítor Menino, presidente da FPAS.

Acrescenta aquele responsável que “esta plataforma permite, igualmente, conhecer os procedimentos relativos ao ambiente e biossegurança nas explorações, questões que não podem ficar de fora na avaliação da qualidade de quem produz”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.