Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Subsea Tech junta-se à Bluegrowth para desenvolver aquacultura offshore

Subsea Tech junta-se à Bluegrowth para desenvolver aquacultura offshore

A Bluegrowth, empresa sediada nos Açores, estabeleceu um acordo com a Subsea Tech — um dos líderes mundiais de robótica submarina ligeira — para o desenvolvimento inteligente e sustentável da aquacultura offshore.

Os contornos desta parceria permitirão que as tecnologias de controlo e monitorização para aquacultura desenvolvidas pela Bluegrowth possam ser potenciadas pelos robots fabricados pela francesa Subsea Tech abrindo-se, deste modo, uma oferta de elevado valor acrescentado para a penetração global nos mercados chave para o sector da aquacultura, onde actividades relacionadas com inspecções e vigilância de infra-estruturas subaquáticas, estimativas de biomassa e controlo ambiental podem ganhar um novo alento, com recurso a tecnologias de visão artificial integradas na robótica submarina ligeira.

Robotização da Economia Azul

O acordo de cooperação tecnológica foi firmado no passado dia 11 de Abril, em Southampton, no Reino Unido, por ocasião da participação no maior salão mundial de tecnologias oceânicas, o Ocean Business 2019.

Explicam os responsáveis pela Bluegrowth que a digitalização e a robotização da Economia Azul “há muito que saíram da esfera da ficção ou da sua exclusiva aplicação em actividades económicas de capital intensivo como a mineração submarina, a prospecção e a exploração de hidrocarbonetos, a hidrografia e a pesquisa científica”.

Com a massificação da produção, nomeadamente, nos domínios da robótica ligeira, foram alcançadas escalas que favorecem a penetração em actividades económicas como a aquacultura, que se encontra em fase de desenvolvimento na Região Autónoma dos Açores.

Inspecção e vigilância

Acrescentam aqueles responsáveis que as tarefas de inspecção e vigilância permanentes de aquaculturas offshore são impossíveis de ser asseguradas apenas pelo Homem. As capacidades humanas são insuficientes para dar resposta a muitas das condições do mar, pondo em risco pessoas e investimentos.

Os investidores da Bluegrowth consideram que há muitos trabalhos e riscos assumidos pela actividade humana no mar que podem ser executados por robots, de modo a salvaguardar o património e a vida no mar.

Projecto Ground Zero

Nesse contexto, integrado no âmbito do projecto Ground Zero – projecto co-financiado pelo Fundo Azul – a parceria luso-francesa está confiante de que, a curto-prazo, estejam reunidas condições para que este projecto venha a ter como casa as instalações do TerInov, enquadrado na estratégia para a Terceira Tech Island, favorecendo a integração dos programadores formados na Academia de Código e o reforço das parcerias com as empresas incubadas na Startup Angra, num contexto empresarial tecnológico focado na Economia do Mar, especificamente, no que se refere à digitalização da aquacultura — actividade económica assumida como uma prioridade da estratégia de desenvolvimento regional.

Consultora de actividades do mar

A Bluegrowth é uma consultora tecnológica, sediada na Região Autónoma dos Açores, especializada na inovação tecnológica, na optimização e automação de processos de diferentes actividades económicas ligadas ao mar e a recursos hídricos.

Por sua vez, a Subsea Tech é um fabricante francês de robótica submarina, especializada na investigação, desenvolvimento e fabrico de ROV. A Subsea Tech conta com mais de uma década de presença por todo o Mundo, integrando o top 5 das empresas líderes a nível mundial no sector da robótica submarina ligeira.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.