Início / Featured / Submarino Tridente passa pelo Funchal e leva Teófilo Cunha a 30 metros de profundidade

Submarino Tridente passa pelo Funchal e leva Teófilo Cunha a 30 metros de profundidade

O secretário regional de Mar e Pescas da Madeira, Teófilo Cunha, foi uma das individualidades convidadas pelo Comando Operacional da Madeira (COM), estrutura chefiada pelo contra-almirante João Dores Aresta, e pelo Comando da Zona Marítima da Madeira (ZMM), liderado pelo capitão-de-mar-e-guerra, Luís Guerreiro Cardoso, para visitar, navegar e conhecer o submarino da Marinha de Guerra Portuguesa, da classe Tridente, N.R.P. Tridente, durante a passagem pelo Funchal.

Baptismo de submersão

Foi “uma estreia absoluta” para o governante com a pasta do Mar e Pescas. O baptismo de submersão permitiu conhecer e compreender a “importante missão” do moderno submarino, a sua importância na missão de defesa e protecção das nossas águas marítimas, cuja extensão é a terceira maior da União Europeia e a 11.ª em todo o Mundo.

A visita durou cerca de duas horas. Durante esse tempo, os convidados experimentaram a sensação de imergir até aos 30 metros de profundidade, por um período de 10 minutos, e ficaram a conhecer o funcionamento dos equipamentos.

Produção dos estaleiros alemães

A classe Tridente é uma produção dos estaleiros alemães. A particularidade destes meios, levou à adopção de soluções avançadas, fazendo com que os submarinos da classe Tridente já tenham sido apelidados de “submarinos fantasmas”, pela dificuldade na sua detecção.

Classe Tridente

A classe Tridente é uma classe de submarino da Marinha de Guerra Portuguesa. O tipo é designado oficialmente por U-209PN pelo fabricante. Em ante-projecto, era designado SS PO 2000 pela Marinha de Guerra Portuguesa.

O tipo U-209PN, é específico para a Marinha de Guerra Portuguesa, baseado não no tipo 209 como o nome faria supor, mas nos U-214 projectados e fabricados pela empresa alemã Howaldtswerke Deutsche Werft GmbH (HDW). Apesar de pouco terem a ver com a mais antiga classe U-209, foi dada à classe portuguesa a designação U-209PN, para poder competir no concurso de aquisição.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.