Início / Agricultura / STEF reforça presença na Suíça alemã com construção de plataforma de 8.500 m²

STEF reforça presença na Suíça alemã com construção de plataforma de 8.500 m²

A primeira pedra da nova plataforma logística bi-temperatura da STEF em Kölliken foi colocada na passada sexta-feira, 16 de Dezembro, pelo presidente do conselho de administração da STEF Suíça, Michel Christe, o director-geral delegado do Grupo STEF, Stanislas Lemor, e pelo presidente da comuna de Kölliken, Fredy Gut. A plataforma de Kölliken possibilitará à STEF acompanhar os seus clientes suíços e europeus no seu desenvolvimento oferecendo-lhes serviços de armazenagem e distribuição para os seus produtos alimentares refrigerados e congelados. O início de actividade está previsto para Setembro de 2017.

Graças à sua localização geográfica estratégica, no centro da zona de produção alimentar alemã e dos centros de consumo, a nova plataforma permitirá cobrir as necessidades dos industriais agro-alimentares suíços e servir as plataformas da moderna distribuição e os grossistas em todo o território. Esta plataforma contará entre os seus clientes com a EMMI, o primeiro grupo lácteo suíço, com quem o Grupo STEF anunciou, no passado mês de Novembro, a criação de uma rede logística de distribuição comum para a Suíça.

Permitirá também a todos os clientes europeus do Grupo desenvolverem as suas actividades na Suíça e aos seus clientes suíços acederem mais facilmente aos mercados ocidentais e do sul da Europa.

Transporte e logística alimentar

A criação da plataforma de Kölliken insere-se no âmbito da presença continuada da STEF, que opera na Suíça desde 1927. Actualmente com 100 colaboradores, a STEF Suíça apresenta uma proposta de serviços de transporte e de logística dedicada aos produtos alimentares congelados suportando-se em quatro plataformas distribuídas por todo o território: duas na Suíça francesa (Bussigny e Satigny), uma na Suíça alemã (Kriens) e uma na Suíça italiana (Cadenazzo). Com a criação da plataforma de Kölliken, a STEF Suíça estará agora também em condições de apresentar uma proposta de logística de consolidação de produtos refrigerados apoiando-se na rede de plataformas de distribuição a +2°C / +4°C.

Para Stanislas Lemor, director-geral delegado da STEF “a Suíça é um país chave no desenvolvimento das nossas actividades de transporte e logística de produtos alimentares na Europa. Com este importante investimento de 35 milhões de euros, a STEF mostra a sua confiança na dinâmica económica e nas mais-valias logísticas do país, e em especial da zona alemã”.

Aquele responsável acrescenta ainda que “a nova plataforma de Kölliken concretiza a nossa ambição de implementação na Suíça. Permitir-nos-á, também, atingir a dimensão crítica necessária para alargar a nossa oferta de serviços e beneficiar integralmente do efeito de rede, nomeadamente com a Itália e a Alemanha”.

A construção da plataforma de Kölliken permitirá a criação de 40 postos de trabalho na fase de arranque e de mais 100 até ao final de 2018.

A concepção da plataforma STEF Kölliken baseia-se num modelo próprio e comum a todas as plataformas do Grupo aliando performance nos prazos de concretização e considerando os últimos avanços no que respeita à produção de frio, de isolamento e de economia energética.

Os trabalhos arrancaram há algumas semanas em Kölliken – comuna do cantão de Argóvia no distrito de Zofingue na Suíça alemã – ao longo da autoestrada A1/E25 juntando Zurique / Berna e a cerca de 50 km da fronteira alemã.

Construída num lote de 2,5 hectares, a plataforma dispõe de uma área total de 8.500 m² que se divide numa zona dedicada às actividades de produtos refrigerados (4.000 m² e 6.000 localizações de palete) e uma segunda zona reservada aos produtos congelados (4.500 m², o que equivale a 60.000 m3, e 12.000 localizações de palete).
As equipas realizarão actividades de recepção de mercadoria, preparação de encomendas, co-packing e carga de viaturas. O terreno possibilita igualmente o alargamento para a gestão de produtos alimentares de temperatura ambiente.

Investimento de 35 milhões

O projecto de construção desta nova plataforma foi possível graças, em particular, aos serviços da comuna de Kölliken. O seu financiamento num montante global que ronda os 35 milhões de euros será assegurado exclusivamente pelo Grupo STEF que detém em propriedade mais de 90% do seu imobiliário em toda a Europa.

A STEF é especialista europeu da logística do frio (de -25 °C a +18 °C) e gere serviços de transporte, logística e sistemas de informação dedicados a produtos alimentares, sejam eles matérias-primas ou produtos transformados. Tem uma oferta multi-serviço com soluções logísticas adaptadas aos sectores e às características específicas dos seus clientes: indústria alimentar, distribuição e restauração.

O Grupo conta com 16.000 colaboradores em 7 países europeus: Bélgica, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Suíça. Apoia-se em meios técnicos específicos: 219 plataformas ou armazéns, 1.900 viaturas e 1.950 reboques frigoríficos. Em 2015, STEF fechou o exercício com um volume de negócios de 2.826 milhões de euros.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 14 a 20 Outubro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Milho Grão – Conjuntura semanal Na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.