Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Sonae tem 55 M€ do BEI para melhorar eficiência energética nos supermercados

Sonae tem 55 M€ do BEI para melhorar eficiência energética nos supermercados

O Plano Juncker apoia o desenvolvimento dos supermercados mais economizadores de energia em Portugal. O Banco Europeu de Investimento (BEI) acordou um empréstimo de 55 milhões de euros, no âmbito do Plano de Investimentos pela a Europa, à Sonae MC.

O financiamento destina-se a melhorar a eficácia energética da sua cadeia de supermercados. Este empréstimo permitirá reduzir o consumo de electricidade em 10% em 300 supermercados da Sonae, graças à instalação de sistemas de gestão energética.

O Comissário Europeu da Inovação, Carlos Moedas, afirma que “este novo acordo, no âmbito do Plano Juncker, prova que a realização dos nossos objectivos ambientais em matéria de transição energética e de luta contra as alterações climáticas, criam também novos empregos para os cidadãos europeus”.

Através do acordo, a Sonae MC – líder de mercado em Portugal no sector da venda a retalho de produtos alimentares (proprietária das lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia) – “instalará novas tecnologias, que irão melhorar a sua sustentabilidade ambiental: o empréstimo do BEI contribuirá para a renovação dos sistemas técnicos das lojas, com equipamentos mais eficientes em termos energéticos, bem como novas tecnologias de produção de electricidade e gestão de resíduos”.

Redução do consumo de electricidade em 10%

A modernização das lojas de retalho alimentar da Sonae MC permitirá reduzir o consumo de electricidade em 10%, mediante a instalação de equipamentos e tecnologias de monitorização e gestão da energia mais eficientes.

Os sistemas de refrigeração serão renovados, contribuindo para a utilização eficiente da energia e reduzindo o impacto ambiental dos gases com efeito de estufa. O consumo de água também irá diminuir, graças à instalação de novos sistemas de gestão da água. Além disso, as lojas produzirão o equivalente a cerca de 8% das suas necessidades de electricidade, mediante o recurso a fontes de energia renováveis.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ponte de Lima organiza 1.ª Conferência Internacional sobre Sidras e Bebidas do Pomar

O município de Ponte de Lima vai promover a Sidra Talks – 1.ª Conferência Internacional …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.