Início / Empresas / Sonae reforça investimento em inovação no retalho

Sonae reforça investimento em inovação no retalho

A Sonae prosseguiu com a sua aposta estratégica na inovação durante o ano de 2016, tendo gerado e implementado mais de 600 projectos inovadores que contribuíram para solidificar a sua posição de liderança no sector do retalho em Portugal e reforçar a sua presença a nível global.

Só no último ano, a aposta da Sonae em inovação, investigação e desenvolvimento terá ascendido a 110 milhões de euros e envolveu mais de 300 parceiros em 25 países de 4 continentes, refere um comunicado da empresa.

Segundo os dados divulgados no “Livro de Inovação do Retalho 2016”, um relatório pioneiro no sector empresarial a nível mundial e que é editado pelo oitavo ano consecutivo pela Sonae, o investimento em projectos de inovação terá atingido os 110 milhões de euros no ano passado. Este valor corresponde ao desenvolvimento de 652 projectos de investigação, desenvolvimento e inovação, com um investimento médio de 169 mil euros.

Esta contínua aposta na inovação já totalizou um investimento acumulado de mais de 600 milhões de euros ao longo dos últimos dez anos, o que “reflecte a especial atenção da Sonae a iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação no sector do retalho. O compromisso da Sonae com a inovação foi potenciado pelo reforço da participação das suas equipas em iniciativas de inovação, as quais, segundo um apuramento preliminar, terão envolvido directamente mais de oito mil colaboradores, num total de horas equivalente a 836 colaboradores a tempo integral”, adianta a mesma fonte.

Inovação poupou tempo e dinheiro

As inovações desenvolvidas e implementadas permitiram à Sonae aumentar as suas vendas, reduzir custos e poupar tempo despendido em vários processos, contribuindo positivamente para os resultados alcançados pela Sonae. Nuno Gama, Head of Innovation and Future Tech da Sonae, afirma que “a inovação é um valor fundamental da Sonae, estando presente na nossa missão e actuação diária. Esta prioridade tem-se reflectido num forte e permanente investimento, a nível financeiro e humano, no sentido de sermos capazes de assegurar uma rápida resposta às necessidades e preferências de todos os nossos clientes”. Sendo um dos “pilares da nossa estratégia, a inovação encontra-se inscrita nas missões das várias unidades de negócio. Procuramos diariamente estimular a criatividade dos nossos colaboradores, os actores principais da inovação em toda a organização. Mas esta cultura de inovação extravasa cada vez mais as fronteiras da empresa, afirmando a Sonae como uma empresa de referência numa inovação aberta, inter-cambiante, multinacional e inter-cultural, com parceiros em quatro continentes. O nosso Livro de Inovação é o reflexo destes valores, dos contributos dos nossos colaboradores e da nossa abertura ao mundo, e revela as principais inovações de 2016 que vão marcar os próximos anos da Sonae”, realaça aquele responsável.

O “Livro de Inovação do Retalho 2016” apresenta uma selecção de 71 inovações desenvolvidas e implementadas pelas marcas de retalho da Sonae, entre as quais o Omni-channel Supply Engine & Supply Stores, novo algoritmo para suportar a gestão de pedidos tendo em conta diferentes variáveis; o PAM – Product Allocation Management, um novo algoritmo para a área comercial da SportZone; o Touchless, processo de automatização de aprovação de facturas na Sonae e o novo robot de cozinha Yammi 2.

Os projectos inovadores da Sonae são avaliados numa escala “Higher, Faster, Stronger”, que identificou um top três das melhores iniciativas em cada critério, que representaram respectivamente ganhos de mais de 30 milhões de euros em vendas anuais, redução de 70% no tempo despendido e poupanças de 13 milhões de euros em custos.

Inovação aberta alargada a mais de 300 parceiros de 25 países

A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta, trabalhando num ecossistema colaborativo crescente que funciona como multiplicador da inovação. Esta rede inclui universidades, centros de investigação e desenvolvimento, unidades de transferência de tecnologia, startups, incubadoras e aceleradoras, parceiros de negócio e empresas dos mais variados sectores de actividade, inclusive outros retalhistas.

Os negócios de retalho da Sonae contam actualmente com mais de 300 parceiros para a inovação em todo o mundo – uma subida assinalável face aos mais de 150 parceiros em 2015 –, envolvendo instituições de 25 países, em quatro continentes. A Sonae pretende, assim, estimular a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede.

O novo site dedicado a todos os projectos de inovação está disponível aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Guloso lança gama de tomate biológico do Ribatejo

A “melhor selecção” de tomate biológico chega agora à mesa dos consumidores portugueses e é …

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *