Início / Agricultura / Sonae MC adere ao “Portugal Sou Eu”

Sonae MC adere ao “Portugal Sou Eu”

A Sonae MC e a AEP – Associação Empresarial de Portugal, que integra o órgão de gestão do programa, assinaram hoje, 1 de Março, o protocolo de adesão ao “Portugal Sou Eu”.

A cerimónia da assinatura contou com a presença do ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do presidente da Associação Empresarial de Portugal, Paulo Nunes de Almeida, e do CEO da Sonae MC, Luís Moutinho, esta manhã em Matosinhos (Porto).

Valorizar a produção nacional

O programa, promovido pelo Ministério da Economia, visa valorizar a produção nacional através da marca “Portugal Sou Eu”, que identifica os produtos de origem portuguesa com elevado índice de incorporação nacional, através de um Selo próprio na embalagem e assim promove o consumo informado por parte de todos os consumidores.

A cerimónia decorreu na loja do Continente Matosinhos e contemplou uma visita ao seu interior para conhecer alguns dos produtos que já possuem o Selo “Portugal Sou Eu”, entre os quais se encontram referências de ovos, gelatinas, sopas, arroz, leite, molhos, massas, atum e azeites.

A Sonae MC junta-se, desta forma, ao movimento que pretende envolver toda a sociedade civil na valorização da produção nacional, seja por via do incentivo a produtores nacionais seja por via da sensibilização dos consumidores, ao identificar produtos de qualidade provenientes de terras portuguesas.

Código de boas práticas na cadeia de abastecimento agro-alimentar

Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, declarou, no discurso de boas-vindas da cerimónia, que “para nós foi sempre essencial preservar as relações equilibradas e o respeito por todos, de tal forma que fomos pioneiros a nível europeu, e agora a nível nacional, ao subscrever o código de boas práticas na cadeia de abastecimento agro-alimentar. É fundamental não deixar ninguém para trás. Crescemos em conjunto numa cadeia de valor sustentável que todos beneficiará. E, por inerência, o País”.

A Sonae MC tem vindo a desenvolver, ao longo das últimas décadas, uma relação próxima e profícua com fornecedores e parceiros, promovendo um crescimento sustentado da produção nacional, capitalizando as matérias-primas do país e fomentando a economia, a indústria e a criação de emprego.

34% dos produtos alimentares de marca branca são nacionais

Exemplo dessa aposta é o volume de vendas do Continente de produtos de origem portuguesa: 34% dos produtos alimentares – excluindo frescos e biológicos – de marca própria são de origem portuguesa e representam 64% do volume das vendas da marca.

O Selo “Portugal Sou Eu” é atribuído aos produtos e serviços com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, emprego nacional e valor acrescentado nacional da empresa.

3.400 Empresas Aderentes

No “Portugal Sou Eu” estão inscritas cerca de 3.400 Empresas Aderentes e 1200 Estabelecimentos Aderentes. Estão qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu” mais de 10 mil produtos e serviços que, no seu conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões €.

A grande maioria dos produtos tem patentes e/ou marcas registadas, sendo que 57% são do sector da alimentação e bebidas e 23% correspondem às actividades de artesanato.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Confederação dos Agricultores de Portugal contra cortes no apoio às medidas agroambientais

A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal esteve, juntamente com outras organizações representativas do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.