Início / Empresas / Sonae lidera consórcio ValorMar para explorar oportunidades dos oceanos

Sonae lidera consórcio ValorMar para explorar oportunidades dos oceanos

O projecto ValorMar, com a missão de valorizar integralmente os recursos marinhos, foi apresentado ontem, 9 de Outubro. Trata-se de uma iniciativa liderada pela Sonae, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto – e Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, que tem por objectivo a valorização de recursos marinhos através da investigação e desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de processos produtivos por via de novas tecnologias, num esforço conjugado de 31 entidades que formam o consórcio.

Deste projecto fazem parte 18 entidades provenientes do sistema científico nacional, como o próprio CIIMAR ou as Universidades de Aveiro, do Minho, do Porto, do Algarve e Católica Portuguesa a par dos Politécnicos de Viana do Castelo e Leiria, mas também 13 entidades de diferentes áreas de actividade, como a própria Sonae, a Docapesca, ou a Soja de Portugal, numa diversidade de agentes representativa de toda a cadeia de valor do mar, da indústria primária ao consumidor.

Novas aplicações marinhas para a indústria

O projecto tem um horizonte temporal de três anos e gerará novas aplicações marinhas para a indústria alimentar, biomédica, farmacêutica e cosmética. Perspectiva-se o lançamento de novos produtos saudáveis com base em recursos como algas e similares, novos serviços e tecnologias de desenvolvimento e optimização para aquacultura ou de rastreabilidade integrada da cadeia do pescado, com capacidade de alavancar a economia do mar e conduzir os operadores a oportunidades de crescimento, nomeadamente, através da exportação de bens e serviços.

Os objectivos deste projecto, e resultados esperados, estão totalmente alinhados com a estratégia de aposta nos produtos frescos por parte da Sonae MC e com o trabalho que sistematicamente realiza com os outros actores da cadeia de valor do pescado, tanto ao nível dos produtos como da rastreabilidade de origem e condições de captura.

Para atingir os objectivos a que se propõe, o ValorMar vai contar com um investimento superior a 8 milhões de euros, cerca de 66% dos quais financiados pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito do programa Portugal 2020, sendo o restante da responsabilidade das entidades participantes.

O projecto foi ontem apresentado no Terminal de Cruzeiro do Porto de Leixões, na presença das 31 entidades que formam o consórcio.

De acordo com Eunice Silva, administradora da Sonae MC, “é com grande satisfação que lideramos o projecto ValorMar, que, pela ambição e diversidade das entidades reunidas em consórcio, representa bem aquilo que perspectivamos serem as cadeias de valor alimentar no futuro. Refiro-me à conjugação dos esforços de entidades de diferentes sectores em investigação & desenvolvimento, com grande foco na qualidade dos produtos frescos, na alimentação saudável e na sustentabilidade da cadeia de valor alimentar. Entendemos também que este projecto tem especial relevância por incidir num recurso que nos diz muito, o Mar, no qual existem grandes oportunidades de crescimento, até pela dimensão da nossa Plataforma Continental”.

Por sua vez, Vítor Vasconcelos (CIIMAR/FCUP) assinala que o CIIMAR “participará em especial nas actividades ligadas à aquacultura e à biotecnologia marinha, tais como a optimização de um modelo operacional para aplicação em aquacultura e a utilização de extractos de macroalgas, microalgas e cianobactérias para inclusão em alimentos funcionais de aquacultura e novos produtos do mar para alimentação humana ou em aplicações cosméticas”.

A Sonae MC, líder do mercado nacional no retalho alimentar, conta com um conjunto de formatos de negócio distintos: Continente (hipermercados), Continente Modelo e Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Meu Super (lojas de proximidade), Bom Bocado, Bagga (cafetarias e restaurantes), Note! (livraria/papelaria), Well’s (saúde, bem-estar e ótica) e ZU (produtos e serviços para cães e gatos). Recentemente abriu o primeiro supermercado especializado em alimentação saudável, o Go Natural.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Setúbal já exporta novo modelo da Volkswagen

O novo modelo da Volkswagen, o T-ROC, teve o seu primeiro embarque, a 16 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *