Início / Featured / Solução de controlo de tráfego marítimo VTS instalada no Porto de Lisboa

Solução de controlo de tráfego marítimo VTS instalada no Porto de Lisboa

O grupo de tecnológico Wärtsilä acaba de completar com sucesso a formação de pessoal e instalação operacional da sua solução de controlo de tráfego marítimo Vessel Traffic Service (VTS) no Porto de Lisboa.

Segundo fonte institucional daquela infra-estrurura portuária, este novo sistema, implementado entre Julho de 2018 e Janeiro de 2019, “aumenta a eficiência operacional do porto e a segurança marítima, reduzindo ainda o tempo de espera para as embarcações e permitindo a pilotagem just-in-time”.

A solução agora disponível no Porto de Lisboa foi desenvolvida e fornecida pela Transas, pertencente ao grupo Wärtsilä.

Integração de vários radares

O projecto incluiu a instalação de novos sensores, integração de vários radares, Sistema de Identificação Automática (AIS), cameras dia/noite, Radio Direction Finders (RDF), VHF, Subsistemas Navtex, sensores climáticos e marítimos, bem como, a possibilidade de partilha de dados entre o centro de controlo e os pilotos da barra por meio da aplicação Pilot Pro – Pilot Pro.

O Porto de Lisboa “torna-se assim num dos principais portos da Península Ibérica a possuir esta avançada tecnologia”, que segundo Rui Barata, chefe do Departamento de Piloto e VTS – APL SA, “beneficiará as nossas operações e a segurança da navegação de muitas formas”.

Agricultura e mar Actual

loading...

Verifique também

Conhece as oportunidades de financiamento para as bioindústrias?

O Gabinete de Promoção do Programa Quadro da Agência Nacional de Inovação (ANI) em parceria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.