Início / Agricultura / Grupo Soja de Portugal melhora desempenho com Qlik Sense

Grupo Soja de Portugal melhora desempenho com Qlik Sense

O grupo industrial Soja de Portugal procurava uma solução que permitisse conciliar, sistematizar e organizar a informação de todas as áreas de negócio, adaptada às especificidades de cada uma delas, que resultasse numa fácil e rápida visualização dos dados para sua análise e tomada de decisão. E recorreu ao Qlik Sense através Passio Consulting, empresa especializada na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação.

O presidente do conselho de administração do Grupo Soja de Portugal, António Isidoro, explica: “precisávamos de reunir os dados disponíveis em formato de relatórios e dashboards para apresentar à empresa e colaboradores, com rapidez e confiança, em tempo real. Com o Qlik Sense, estes dashboards e relatórios são obtidos de forma mais rápida e ágil, perante outras soluções no mercado, o que pesou na nossa escolha pela Qlik”.

O Grupo Soja de Portugal implementou o Qlik Sense por módulos, começando pelo módulo comercial para avaliação do seu negócio, com resposta a questões como o volume de vendas por área de negócio ou vendas por tipo de cliente e produto.

“O sucesso na implementação do módulo comercial em todas as áreas de negócio conduziu à passagem para o módulo da produção, que permitiu identificar informação como quantidades produzidas por áreas de negócio e tipo de produto, quantidade de matéria prima consumida por área e produto, e também avaliar stocks”, refere uma nota da Qlik Sense.

O módulo financeiro foi o último a ser implementado para análise e consulta de informação relativa aos custos associados aos departamentos de cada empresa e demonstração de resultados por áreas. Actualmente cerca de 30 pessoas utilizam a plataforma Qlik Sense no grupo. Desde directores de primeira linha a gestores operacionais, para além da administração. A facilidade de utilização (user friendly) da plataforma Qlik é apontada como uma das suas principais vantagens.

“Agora, enquanto tomo o pequeno-almoço consigo fazer uma monitorização muito rápida do que se passa na organização – visualizar os grandes números e como estão os objectivos em termos de KPI’s nas diferentes áreas – através do smartphone ou iPad. Se algo estiver fora dos parâmetros estou à distância de um email ou telefonema para agir em conformidade e intervir de imediato. Esta é uma vantagem que a Qlik trouxe”, refere António Isidoro.

Melhorias no desempenho

Com uma economia circular, em que todas as áreas de negócio se interligam e algumas são fornecedoras de outras, a colaboração dentro do Grupo Soja de Portugal “melhorou” com o Qlik Sense. “A disponibilização da informação a cada uma das áreas aumentou substancialmente o seu desempenho ao nível da colaboração”, diz o presidente do Grupo Soja.

“Por exemplo, se a área comercial tiver uma campanha de vendas em curso, a produção pode logo avaliar o seu estado e capacidade de encaixar esse aumento na produção” explica António Isidro.

A implementação da plataforma foi possível graças à Passio Consulting, empresa especializada na gestão e desenvolvimento de sistemas de informação, cuja proactividade e disponibilidade foram essenciais neste processo.

Grupo Soja de Portugal

O Grupo Soja de Portugal, no mercado desde 1943, opera no sector da indústria agro-alimentar e está presente em três grandes áreas: nutrição animal; carnes de aves; recolha, tratamento e valorização de subprodutos de origem animal. Com cerca de 650 colaboradores directos e 1350 colaboradores indirectos, engloba algumas das mais relevantes empresas do sector angro-industrial português, como a Sorgal, a Avicasal e a Savinor.

No total a sua operação envolve sete fábricas ligadas à nutrição animal, dois matadouros de carne de aves e duas unidades de subproduto, que se dividem em quatro unidades.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.