Início / Agenda / Sintra recebe Feira de São Mamede para a bênção do gado

Sintra recebe Feira de São Mamede para a bênção do gado

É já a 12 de Agosto que arranca a Feira de São Mamede, , no concelho de Sintra, estando de portas abertas ao público até dia 20. Trata-se de uma tradição anual que se realiza em Janas e que, para além de muitos outros momentos de diversão e de lazer, tem o seu ponto alto na bênção do gado, altura em que os animais são abençoados após a missa, que envolve as tradicionais três voltas em redor do templo sintrense.

Este ano, a Feira de São Mamede terá lugar entre 12 e 20 de Agosto, envolvendo nove dias repletos de actuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

A bênção do gado – o momento mais esperado deste evento – irá ter lugar a 17 de Agosto, no Dia de São Mamede, junto à capela circular que se localiza a 600 metros da vila de Janas. Neste dia, as populações de Janas e das vilas vizinhas têm ainda como tradição realizar um piquenique no pinhal adjacente à feira, antecipando o ritual de bênção do gado, que chega ao espaço logo no início da manhã.

Origem da tradicional bênção do gado

Reza a tradição que, logo a partir de 15 de Agosto, os animais da zona começavam a apontar o focinho em direcção à capela circular de Janas e que, quando em liberdade, se dirigiam, sozinhos, para o local. Então, chegado o dia 17 de Agosto, os animais que tivessem estado doentes ao longo do ano dariam três voltas à capela circular de Janas, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, por forma a obter a bênção da saúde e da fertilidade.

São Mamede, sendo o Santo protector do gado, continua a ser o padroeiro de todos os animais que ainda hoje são abençoados a cada dia 17 de Agosto – podendo encontrar-se uma grande diversidade de animais nesta romaria anual. Mais informações aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 4 a 10 Dezembro 2017

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Após 13 semanas consecutivas de redução …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *