Início / Agenda / Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA2018) tem ministra do Mar na abertura

Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA2018) tem ministra do Mar na abertura

Coimbra será o palco do IX Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA2018), sob o lema Da Zona Costeira ao Oceano Profundo — Oportunidades e Desafios, entre 4 e 7 de Setembro, no Edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – FCTUC. A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará presente esta terça-feira, dia 4 de Setembro, pelas 10h20, na Sessão de Abertura do Simpósio.

Este evento é organizado pelos Departamentos de Ciências da Terra, de Ciências da Vida e de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, bem como o IATV – Instituto do Ambiente Tecnologia e Vida.

Segundo a organização, a “temática dos oceanos ocupa cada vez mais um espaço de investigação primordial e de excelência nas múltiplas áreas do conhecimento científico. O estudo das margens abarca, quer o registo geológico, quer a dinâmica actual das zonas costeiras ao mar profundo”.

Acesso aos recursos geológicos e marinhos

E adianta que, neste espaço problematiza-se o acesso aos recursos geológicos e marinhos, a preservação da biodiversidade e do património geológico, o planeamento e ordenamento do território, a construção e manutenção de obras de engenharia ou a gestão dos riscos naturais e tecnológicos.

Os tópicos em discussão são inter e multidisciplinares e envolvem, entre muitos outros, geólogos, biólogos, engenheiros, geógrafos, geofísicos, oceanógrafos, químicos, economistas, juristas, sociólogos e historiadores.

Simpósio realizado desde 1994

​É sobre estes desafios e áreas científicas que, desde 1994, tem sido realizado o Simpósio sobre a Margem Ibérica Atlântica (MIA). Este fórum científico tem uma periodicidade trienal e reúne investigadores de vários países, centrados no conhecimento da margem ibérica voltada para o Oceano Atlântico.

“Depois do sucesso da reunião realizada em Málaga, em 2015, é neste contexto e espírito que a IX edição do MIA volta a Portugal, à Universidade de Coimbra. Nesta cidade universitária, património mundial da UNESCO, onde os feitos históricos potenciados pela navegação dos oceanos se cruzam com a criação e difusão do conhecimento científico. Coimbra e a sua região é igualmente um local ímpar para observar os registos geológicos da evolução do Oceano Atlântico”, realça ainda a organização do evento.

Sessões temáticas

O Simpósio vai contar com as seguintes sessões temáticas:

  • Processos geológicos e sua interacção com a Oceanografía, hábitats bentónicos e geração de riscos
  • O registo geológico de eventos marinhos extremos no Atlântico
  • Modelação e simulação numérica de processos no meio marinho
  • Estuários e lagunas
  • Campos dunares eólicos, litorais arenosos e rochosos
  • Tectónica e sedimentação
  • Pliocénico a Holocénico
  • Dinâmica sedimentar e ambiente
  • Biologia marinha
  • Registo do Mesozoico
  • Plataforma continental

Pode consultar toda a informação sobre o evento aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.