Início / Agricultura / SIMAB e Instituto Profissional de Transportes colaboram na formação profissional

SIMAB e Instituto Profissional de Transportes colaboram na formação profissional

A SIMAB vai integrar o Conselho de Orientação Estratégica da Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística, proprietária do Instituto Profissional de Transportes (IPTrans), que assinala esta sexta-feira (9 de Novembro), em Loures, os 25 anos da sua fundação.

A evocação da efeméride – nas instalações da Escola Profissional de Loures – compreende uma sessão solene, a partir das 09h45, que espera a participação do ministro da Educação e no âmbito da qual deverá ser assinado um protocolo de cooperação entre a SIMAB e o IPTrans.

Antes de rubricar o acordo de parceria, o CEO do Grupo SIMAB, Rui Paulo Figueiredo, deverá proferir uma breve comunicação sobre o “IPTrans como exemplo de boas práticas”, seguindo-se intervenções de Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures, e de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação.

SIMAB apoia Instituto

No âmbito deste acordo de colaboração, a SIMAB compromete-se a apoiar a AEPTL/IPTRANS, nomeadamente em matérias como o “encaminhamento de alunos para estágios curriculares”, “visitas de estudo e aulas práticas”, “identificação de formadores”, e o “encaminhamento de adultos para RVCC e para formação profissional”, este último “sem prejuízo dos seus próprios objectivos nesta matéria, nomeadamente no âmbito da Academia SIMAB”.

Por parte do IPTrans, o instituto obriga-se, no âmbito do ensino e formação profissional de jovens, a trabalhar de forma sistemática com a SIMAB em matéria de encaminhamento dos seus alunos para estágios curriculares em todos os mercados abastecedores do Grupo (MARL, MARB, MARÉ e MARF) ou nas empresas aí instaladas.

Cursos

Estes estágios implicam com os alunos dos cursos básicos de educação/formação de “Operador de Logística” e de “Operador de Informática” e dos cursos profissionais de “Técnico de Transportes”, “Técnico de Logística” e “Técnico de Informática de Gestão”.

No âmbito do RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências), o IPTrans poderá sugerir para estágio nas empresas do Grupo SIMAB e nas dos seus clientes os alunos a frequentar os cursos de “Operador de Logística” e de “Técnico de Logística”.

IPTrans

O IPTrans – Instituto Profissional de Transportes é, conforme referido, uma escola profissional sediada em Loures que surgiu a pensar na qualificação das pessoas para o sector dos transportes.

Criado em 1993, tem procurado responder, ao longo dos anos, às necessidades da sua envolvente social e económica, oferecendo cursos noutras áreas que não apenas a dos transportes, de dupla certificação: escolar e profissional.

“Pretendemos contribuir para a valorização dos nossos alunos e para a sua realização pessoal e profissional, de forma a que, responsavelmente, possam apoiar o desenvolvimento social e económico do nosso País”, afirmam os seus responsáveis.

A AEPTL – Associação para o Ensino Profissional em Transportes e Logística, proprietária do IPTrans, é uma associação constituída pela Câmara Municipal de Loures, pela Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, e pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações.

A “forte ligação destas associações ao mundo do trabalho é um dos factores que favorecem o elevado índice de empregabilidade dos alunos que frequentam os cursos do IPTrans”, lê-se na sua apresentação digital.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.