Início / Empresas / Siemens no combate ao vírus Zika

Siemens no combate ao vírus Zika

A Siemens Healthcare anunciou planos de lançamento de um teste genético que permite detectar a presença do vírus Zika. Os testes genéticos permitem identificar a presença do vírus ainda antes do desenvolvimento de anticorpos, pelo que servem de ferramenta de indicação precoce. Foi declarada uma emergência médica global pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a 1 de Fevereiro, e o actual surto de Zika é caracterizado por um crescimento explosivo por toda a América do Sul e Central, Caraíbas e Estados Unidos.

Veiculado primeiro por mosquitos, o vírus que, aparentemente, também pode ser transmitido sexualmente, é sobretudo perigoso para mulheres grávidas, uma vez que parece causar defeitos congénitos graves, incluindo microcefalia.

O vírus também tem sido associado a um aumento do síndrome de Guillain-Barré, uma desordem auto-imune caracterizada por fraqueza muscular e paralisia parcial. Não existe actualmente nenhuma cura conhecida para o Zika, mas um teste genético poderá ajudar nos esforços de investigação que irão habilitar os profissionais de saúde a desenvolver opções de gestão e de tratamento mais eficazes. O diagnóstico rápido também ajudará os esforços das organizações de saúde pública a controlar a propagação da doença.

“Todos os dias aprendemos mais alguma coisa sobre o vírus e as suas vias de transmissão. Enquanto o mundo espera por uma vacina preventiva e, por fim, uma cura para o Zika, a Siemens está a ajudar os profissionais de saúde no sentido de ter um teste que possa rapidamente determinar a presença do vírus”, diz Fernando Beals, chefe da divisão Molecular Diagnostics da Siemens Healthcare. “Estamos com esperança que o teste da Siemens Healthcare ajude os investigadores a identificar o vírus Zika, a desenvolver uma vacina e, finalmente, a encontrar uma cura. Queremos ajudar os investigadores a lutar contra o surto Zika naquilo que pudermos”, acrescenta.

Teste só para investigação

O teste só está disponível para efeitos de investigação (RUO – Research Use Only) e foi concebido para ser executado no sistema Molecular da Siemens. No entanto, o teste foi desenvolvido de modo a permitir a sua execução noutros sistemas disponíveis comercialmente. A Siemens optou pela abordagem RUO para agilizar e acelerar a disponibilidade do teste para a investigação clínica. Complementarmente, a empresa pretende desenvolver o mais rapidamente possível um ensaio in vitro para o Zika.

“Conseguimos desenvolver o teste em tempo recorde”, diz David Stein, chefe da Siemens Healthcare, Strategy & Innovation, salientando que “este é outro exemplo da nossa estratégia de querermos capacitar profissionais de saúde em todo o mundo para que sejam capazes de dar resposta às necessidades de saúde pública da comunidade global, e acreditamos que a nossa mais recente contribuição poderá ajudar no combate ao vírus Zika”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.