Início / Featured / Setúbal homenageia pescadores desaparecidos no mar
Foto: CMS

Setúbal homenageia pescadores desaparecidos no mar

Os pescadores desaparecidos no mar foram homenageados com a deposição de uma coroa de flores e com um cântico, ontem de manhã, 31 de Maio, Dia Nacional do Pescador, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, em Setúbal.

A iniciativa, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Família do Mar de S. Sebastião, realizou-se junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no âmbito das comemorações da Semana do Mar e do Pescador.

O vice-presidente da autarquia, Manuel Pisco, enalteceu a importância da cerimónia que constitui uma justa homenagem não só aos pescadores desaparecidos como às suas famílias e a todos os que estão ligados à actividade piscatória.

Motor de desenvolvimento da cidade

O autarca lembrou ainda que a pesca é uma actividade com forte tradição e ligação à identidade setubalense e um motor de desenvolvimento da cidade em termos de turismo, economia e restauração.

Na cerimónia participaram ainda as vereadoras da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro e Eugénia Silveira, assim como o presidente da Associação Família do Mar de S. Sebastião, Armando Oliveira.

Estiveram igualmente presentes na iniciativa de homenagem aos pescadores desaparecidos representantes da Capitania do Porto de Setúbal, da União das Freguesias de Setúbal e do movimento Apostolado do Mar.

Após a deposição da coroa de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, cumpriu-se um minuto de silêncio e, a encerrar a cerimónia, foi entoado o cântico “Homem do Mar”, hino do Apostolado do Mar.

Semana do Mar e do Pescador

A homenagem esteve integrada no programa comemorativo da Semana do Mar e do Pescador, certame a decorrer desde o dia 25 de Maio com o intuito de promover as tradições das comunidades piscatórias locais e a própria economia do mar.

Entre as cerca de duas dezenas de actividades constantes do programa, incluindo um certame gastronómico, passeios fluviais e uma exposição, destaque ainda para uma aula de culinária, realizada na quarta-feira, no Mercado do Livramento.

A aula, dinamizada pelo chef Vasco Alves e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, contou com doze participantes na preparação de duas receitas com base na cavala e no carapau.

Petiscos com Sabor a Mar

A Semana do Mar e do Pescador conta ainda com a mostra “Petiscos com Sabor a Mar”, com gastronomia sadina confeccionada por pescadores, a decorrer até domingo, no Parque Urbano de Albarquel.

O certame gastronómico, a funcionar entre as 10h00 e as 24h00, conta com animação musical sempre a partir das 21h00.

Igualmente no Parque Urbano de Albarquel, a Mostra das Tradições Marítimas, dedicada aos costumes associados aos círios marítimos e às artes e tradições de pesca, tem o último atelier para crianças hoje, das 14h30 às 16h30.

No último dia do programa, domingo, às 10h00, também no Parque Urbano da Albarquel, realiza-se uma corrida de botes a remos.

Duas horas mais tarde, ao meio-dia, e a encerrar a Semana do Mar e do Pescador, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador reúne a comunidade piscatória, em que não falta animação musical.

A Semana do Mar e do Pescador 2018, organizada pela Câmara Municipal e pela União das Freguesias de Setúbal, conta com a parceria da Ocean Alive, da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo e da Associação da Família do Mar de S. Sebastião.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.