Início / Economia / Sector do financiamento especializado continua a apoiar comerciantes

Sector do financiamento especializado continua a apoiar comerciantes

O crédito concedido pelas associadas da ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado somou 501 milhões de euros, o que representa uma subida de 24,1% em Janeiro de 2017, face ao primeiro mês do ano passado.

Na base deste crescimento esteve, essencialmente, o aumento de 27,6% do crédito a fornecedores, na área do comércio, que representa 59,5% do total dos montantes financiados. Também o crédito revolving, cujo peso no total do financiamento foi de 28,1%, aumentou 9,7% e o crédito clássico a particulares, 12,3% dos montantes financiados pelos associados, cresceu 48,2%.

Analisando o crédito clássico, os meios de transporte continuam a ser o principal destino dos montantes financiados (70,1%), tendo subido 35,8%. Se analisarmos o tipo de meio de transporte financiado, vemos que a maioria do financiamento (67%) foi concedido para a aquisição de viaturas ligeiras de passageiros usadas, tendo este tipo de financiamento subido 35,3%. O financiamento às viaturas ligeiras de passageiros novas, que representam 26,2% do total dos créditos para os meios de transporte, tiveram um aumento de 37,2%.

Crédito pessoal cresce 59,5%

O crédito pessoal, a segunda rubrica com mais peso no crédito clássico (22,1%), cresceu 59,5% e o crédito lar, que representa 5,7% dos financiamentos de crédito clássico, aumentou 26,2%.

O número de contratos de crédito clássico subiu 22%, quando comparado com Janeiro de 2016. A quase totalidade dos contratos (97%) foram celebrados com particulares, tendo estes crescido 21,9%. Também o valor médio subiu 16,6%.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.