Início / Agricultura / Semillas Fitó apresenta novas variedades de tomate no Dia de Campo em Torres Vedras

Semillas Fitó apresenta novas variedades de tomate no Dia de Campo em Torres Vedras

A Semillas Fitó reuniu cerca de 100 clientes e parceiros de negócio, a 24 de Maio, no Dia Aberto Tomate, realizado no seu Centro de Demonstração em Torres Vedras. Esteve em mostra uma ampla gama de variedades, com destaque para o tomate cacho Bigram, consolidado e reconhecido como líder de mercado em Portugal há mais de 10 anos.

A variedade Runner foi uma das novas variedades apresentadas como excelente alternativa no segmento de tomate salada para o mercado português e ibérico. Trata-se de um tomate de calibre elevado (250-300 g), uniforme e precoce (transplantes recomendados a partir de Dezembro).

Em jeito de balanço, Vasco Vital, Iberia Area Manager da Semillas Fitó, congratula-se com a presença dos principais agentes do sector do tomate estufa nesta jornada, afirmando que “é com muita satisfação que vejo que a Fitó continua a ser uma empresa de referência em Portugal, contribuindo com a sua genética e serviço aos agricultores para que Portugal seja cada vez mais reconhecido como zona de excelente qualidade e alta segurança alimentar”.

Centro de Demonstração em Portugal

A Semillas Fitó foi pioneira ao instalar um Centro de Demonstração em Portugal, onde realiza ensaios pré-comerciais com as variedades de sementes desenvolvidas nos seus laboratórios. “Entregamos as sementes aos agricultores após terem sido previamente ensaiadas nas suas condições de produção, no nosso Centro de Demonstração em Torres Vedras. É mais um serviço que a Semillas Fitó presta, limitando o risco dos seus clientes”, acrescenta Vasco Vital.

A empresa tem vindo a apostar também no lançamento de novas soluções de formato, sabor e cor, como o tomate cherry, em resposta à procura crescente do mercado europeu.

“O sabor é muito importante hoje em dia no tomate. A Fitó procura desenvolver variedades que tragam de volta o sabor tradicional do tomate”, explica Maria Berenguer, breeder de tomate na Fitó.

Três marcas lançadas

Nos últimos anos, a Semillas Fitó lançou três marcas dirigidas ao consumidor – tomate Monterosa, tomate Essentia e melão Waikiki –, que respondem às novas exigências de qualidade, saúde e inovação no formato.

A Semillas Fitó desenvolve e comercializa sementes hortícolas (tomate, pimento, beringela, melão, melancia, pepino, courgette, feijão verde, milho doce e favas) que respondem às necessidades de toda a cadeia de valor alimentar: agricultor, retalho e consumidor.

Possui dois centros de produção de sementes em Barcelona e no Chile, centros de obtenção e melhoramento de sementes na Europa, na América Latina, nos EUA e na Ásia e uma vasta rede de centros de ensaio nas principais regiões produtoras. Cerca de 20% da sua facturação é investida em Investigação e Desenvolvimento.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

ANUGA 2019: Água Monchique na maior feira do sector agro-alimentar

A Água Monchique esteve presente naquela que é considerada a maior e mais importante feira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.