Início / Agricultura / Seca leva Açores a apoiar agricultores na aquisição de alimentos para animais

Seca leva Açores a apoiar agricultores na aquisição de alimentos para animais

A primeira portaria que atribui um apoio extraordinário destinado à aquisição de 10.000 toneladas de concentrado fibroso, palha e feno na forma prensada, destinadas ao alimento dos animais das explorações de bovinos na Região Autónoma dos Açores, foi hoje, 17 de Julho, publicada em Jornal Oficial.

Este apoio surge na sequência do período de seca severa que está a atingir o arquipélago dos Açores, afectando de forma muito significativa a produção de alimentos.

A portaria da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura, determina que podem beneficiar desta ajuda as entidades que fabriquem, importem e disponibilizem estes alimentos aos produtores agrícolas no arquipélago.

Quebra na produção das culturas forrageiras

Este apoio atribuído pelo Governo Regional tem em conta as condições climáticas atípicas, nomeadamente a acentuada e persistente diminuição de precipitação que se verifica nos Açores desde o início de Março e que tem provocado uma seca significativa dos solos agrícolas e uma consequente quebra na produção das culturas forrageiras.

Deste modo, o Executivo pretende reduzir os efeitos negativos da falta de alimentos para o efectivo bovino e, consequentemente, uma quebra da produção e do rendimento das explorações.

Os Serviços de Desenvolvimento Agrário das várias ilhas têm procedido a uma avaliação e monitorizado as diminuições de alimentos e os impactos da seca nas explorações agrícolas, garante um comunicado do Executivo açoriano.

Apoios para prejuízos

Além desta ajuda na aquisição de alimentos para os animais, o Governo dos Açores também já anunciou um apoio directo aos agricultores para compensar os prejuízos sofridos ao nível da produção de milho forrageiro e de hortícolas.

O Governo dos Açores já solicitou ao Governo da República para que este solicite junto da Comissão Europeia a aprovação do adiantamento de 70% das ajudas do POSEI e 85% das ajudas de superfície do PRORURAL+, para fazer face à situação excepcional de seca que se verifica na Região.

Antecipação, em dois meses, do pagamento de 50 milhões

Em causa está a antecipação, em dois meses, do pagamento de 50 milhões de euros aos agricultores dos Açores, o que permitirá dar maior liquidez à tesouraria das explorações agrícolas afectadas pela seca, uma medida que o Governo dos Açores considera “muito importante”.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, acolheu o pedido do Governo dos Açores e solicitou à Comissão Europeia a antecipação pretendida, sendo a decisão da Comissão Europeia tomada a 27 de Julho.

“Esperamos que a Comissão Europeia seja sensível a esta nossa pretensão, tanto mais que o Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural quando visitou os Açores constatou a situação de seca severa que estamos a atravessar”, disse o secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Associação Empresarial da Póvoa de Varzim celebra 131 anos de existência

Partilhar              A AEPVZ — Associação Empresarial da Póvoa de Varzim assinalou, este sábado, o seu 131º …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.