Início / Agenda / “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” mostra produtos de excelência

“Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” mostra produtos de excelência

Arranca amanhã, dia 29 de Janeiro, mais uma edição da mostra “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”, onde serão comercializadas mais de 20 toneladas de enchidos, num volume de negócios superior a 400 mil euros.

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, estará presente na cerimónia de abertura, agendada para amanhã, às 14h30.

Esta é já a 11ª edição de uma mostra que começa a ser uma grande referência ao nível do roteiro gastronómico nacional. O certame vai contar com a participação de 76 expositores, distribuídos em 96 stands, dois quais 33 agro-alimentares, tendo duplicado a área de exposição, passando para aproximadamente dois mil metros quadrados este ano.

Aos enchidos – concebidos de forma artesanal – junta-se o famoso presunto, os conceituados Pastéis de Chaves e o Folar de Chaves, entre muitos outros sabores locais. O artesanato também estará presente no evento, tendo sido este ano alargadas as inscrições à área de intervenção do Turismo Porto e Norte.

Segundo a organização, “mais do que proporcionar aos expositores a venda pontual dos seus produtos, o objectivo principal do certame passa por angariar clientes para o ano inteiro e criar novos canais de comercialização”.

Contra a desertificação

A mostra surgiu no âmbito de um plano de combate à desertificação rural iniciado pelo Município de Chaves, em 2004, com o objectivo de aumentar o número de emprego no meio rural, ajudando assim a travar o abandona das terras.

“Sabores de Chaves” é a marca criada para distinguir os produtos agro-alimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais, com vista a reposicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem de qualidade e modernidade, capaz de gerar maior atractividade e competitividade.

A iniciativa é organizada pela Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB), em parceria com o Município de Chaves.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 11 a 17 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.