Início / Agricultura / Rússia levanta as restrições à carne de vaca da UE. Exportações podem avançar

Rússia levanta as restrições à carne de vaca da UE. Exportações podem avançar

A Rússia suspendeu as restrições impostas há seis anos sobre a importação de gado bovino da União Europeia por motivos de saúde, informou hoje, 21 de Março, o Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário russo (Rosseljoznadzor).

De acordo com um comunicado da entidade, esta decisão foi tomada “após a apresentação de um relatório da Direcção-Geral da Comissão Europeia sobre as medidas de controlo de animais vivos aplicadas pela UE”.

Europa pode exportar gado para a Rússia

A partir de agora, a Europa poderá exportar gado para a Rússia, mas cumprindo uma série de condições obrigatórias: as remessas de animais vivos devem ser realizadas sob o controle de um veterinário russo credenciado pelas autoridades que emitirá um certificado veterinário colado em caso de necessidade com o animal. entidade correspondente do país exportador.

Além disso, os animais só podem entrar no país através de postos especializados sob o controle da Rosseljoznadzor, cuja lista será apresentada em breve.

Importações de suínos vivos

A entidade reguladora russa também pôs fim ao veto às importações de suínos vivos, embora estes não possam retomar na prática, uma vez que o embargo alimentar imposto à UE em Agosto de 2014 continua em vigor.

Este foi prorrogado em Outubro de 2017 com a proibição da entrada de suínos na Rússia (com excepção de suínos reprodutores) e foi prorrogado em Julho de 2018, pelo menos até o final de 2019.

O líder russo, Vladimir Putin, admitiu que o embargo é, na realidade, uma medida proteccionista destinada a proteger o mercado agro-alimentar russo, incapaz de competir com as exportações ocidentais.

A lista de produtos proibidos inclui frutas e legumes, carnes, peixes e lacticínios.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Iapmei vai ter StartUP Voucher “na estrada” até final de Outubro

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, até ao final do mês de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.