Início / Agricultura / Rotulagem do leite passa a ter menção de origem obrigatória

Rotulagem do leite passa a ter menção de origem obrigatória

O ministro da Agricultura anunciou hoje, 23 de Janeiro, que Bruxelas deu luz verde ao pedido do Governo para que se torne obrigatória a menção da origem portuguesa na rotulagem do leite e dos produtos lácteos. A medida vai permitir ao consumidores optarem de forma esclarecida por consumir leite de origem nacional ou produtos lácteos feitos com leite português.

Esta tem sido uma das principais reivindicações do sector, que atravessa uma crise de baixa dos preços pagos ao produtor, a par do restabelecimento do regime de quotas leiteiras, que mantinha a produção controlada a nível europeu.

Portugal torna-se assim no segundo Estado-Membro, depois de França, a adoptar esta medida, que carece de autorização comunitária, tendo Bruxelas demorado cerca de 5 meses a concedê-la.

À margem da reunião do Conselho Europeu da Agricultura, que hoje decorre em Bruxelas, o Ministro Capoulas Santos explicou que “irá agora a Conselho de Ministros um diploma que tornará obrigatório em Portugal que o leite e os produtos lácteos ostentem nas respectivas embalagens a menção da origem Portugal”, acrescentando que “isto vai ser muito importante, porque o leite português é reconhecidamente de grande qualidade, e entra em Portugal leite de outras origens. Portanto, os consumidores passarão, de uma forma inequívoca, na prateleira dos supermercados, a poder fazer a opção entre o leite produzido em Portugal e leite produzido noutra qualquer origem”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 11 a 17 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.