Início / Agricultura / Reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE “foi uma completa desilusão”

Reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da UE “foi uma completa desilusão”

O secretário Regional da Agricultura e Ambiente açoriano afirmou ontem, 13 de Março,, em Bruxelas, que a reunião do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia em que se discutiu a crise do sector do leite instalada no espaço comunitário se revelou “uma completa desilusão”.

“Nos Açores, entendemos que a última oportunidade para tomar medidas com algum efeito útil” é agora, frisou Neto Viveiros em declarações à margem do encontro, explicando que “daqui a três meses, a situação estará muito pior se nada for feito de concreto até lá”.

O governante açoriano lamentou ainda que a União Europeia não esteja “a perceber nem a dimensão do problema, nem o facto de que a sua gravidade pode aumentar exponencialmente nos próximos meses quando se sentir todos os efeitos do aumento sazonal de produção”.

Problema de escoamento

Para o titular da pasta da Agricultura, “mais do que um problema de produção, aquilo que vivemos, neste momento” é “um escoamento de mercado”, defendendo que “a primeira medida que se impõe”, com a máxima urgência, porque terá efeitos mais rapidamente, “é abrir o mercado da Rússia”.

“O que choca mais é esta inércia ou a falta de consciência da dimensão dramática desse problema por parte da EU e isso terá que mudar rapidamente”, conforme tem sempre defendido a Região, acrescentou.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Último concerto do ano de Cuca Roseta é na Casa da Música e é solidário

A fadista Cuca Roseta juntou-se à Vida Norte e à Casa da Música, no Porto, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.