Início / Agricultura / REN ajuda a contar crias de cegonhas brancas em iniciativa de citizen science
Foto: SPEA; Domingos Leitão

REN ajuda a contar crias de cegonhas brancas em iniciativa de citizen science

A REN participa hoje, dia 2 de Junho, numa iniciativa de citizen science de contagem de crias de cegonhas brancas e recolha de dados científicos importantes para construir um modelo de evolução da espécie no País. A acção tem lugar na Companhia das Lezírias e conta com a participação dos investigadores das Cátedras em Biodiversidade da REN e EDP no CIBIO-InBIO, Universidade do Porto, e de técnicos destas duas empresas.

Quais são as vantagens e desvantagens, para as cegonhas, da compatibilização com as infraestruturas de transporte e distribuição de electricidade. São estas e outras questões a que as Cátedras em Biodiversidade da REN e EDP se propõem responder, com a ajuda dos técnicos e colaboradores das duas empresas. O acompanhamento desta iniciativa, assim como o registo das cegonhas pode ser feito no site da REN (aqui) em qualquer altura.

A cegonha branca é uma espécie conhecida de todos e que habitualmente utiliza estruturas construídas pelo Homem como local de nidificação, incluindo telhados de casas, chaminés, postes telefónicos, apoios de linhas eléctricas, entre outros.

Espécie em recuperação

Depois de ter atingido um mínimo populacional nos anos 80, a espécie conseguiu uma impressionante recuperação, tendo atingido cerca de 12.000 casais em 2014 (data do último censo). Paralelamente desde essa altura que se notou a população de cegonhas começou a trocar os telhados de casas e igrejas para construírem os seus ninhos por apoios de linhas eléctricas. Em 2014 cerca de 25% da população de cegonhas nidificava em apoios de linhas eléctricas da REN e da EDP, números que comparam com os menos de 5% na década de 80.

A Cátedra REN foi fundada em 2015 e resulta de uma parceria entre a REN, a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia e o CIBIO-InBIO, Universidade do Porto. O seu objectivo é criar uma rede inovadora e integrada de pesquisa, transferência de conhecimento, investigação e divulgação científica nos diferentes domínios da biodiversidade, contribuindo para a sua preservação.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas

A Câmara Municipal de Montalegre elaborou um Plano Municipal de Combate à Vespa Velutina, também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.