Início / Agricultura / Quinta do Monte Xisto 2015 distinguido pela Wine Advocate

Quinta do Monte Xisto 2015 distinguido pela Wine Advocate

O vinho Quinta do Monte Xisto 2015, distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, obteve uma pontuação de 95 pontos numa escala de 0 a 100, atribuídos pelo conceituado crítico de vinhos Mark Squires, na revista Wine Advocate, publicação norte-americana de referência no sector do vinho.

A colheita de 2015 do vinho Quinta do Monte Xisto, um blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, com 18 meses de estágio em barricas novas e velhas de carvalho francês e austríaco é classificado no artigo como um vinho “maravilhosamente elegante, com boa concentração e com uma intensidade clássica no sabor”.

Mark Squires, refere ainda na sua análise sobre o Quinta do Monte Xisto 2015 que é “fresco e gracioso como em 2012, mas concentrado como em 2011, e claramente mais saboroso”. Todas as colheitas desde 2011, ano de lançamento do vinho, foram pontuadas acima dos 90 pontos.

Longevidade até 2050

No artigo é ainda dado grande destaque ao elevado potencial de envelhecimento do vinho, considerando a sua longevidade até 2050.

Para João Nicolau de Almeida, da Quinta do Monte Xisto, “esta pontuação é a prova do esforço e do trabalho realizado por toda a equipa da Quinta do Monte Xisto e revela a qualidade dos vinhos aqui produzidos”.

A Quinta do Monte Xisto, com 10 hectares de vinha própria, assume-se como um produtor biológico e biodinâmico, com uma clara missão de manter a biodiversidade do terroir, tanto da vinha como da região onde se insere.

Quinta do Monte Xisto 2015

Castas: Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (35%) e Sousão (5%).

Vinificação: As uvas foram vindimadas manualmente e transportadas para a adega em caixas de 20kg. Foram vinificadas em lagares com pisa a pé. A fermentação desenvolveu-se ao longo de 6 dias no lagar com leveduras indígenas. Seguiu-se um estágio de 18 meses em pipas de 600 litros.

Informação Técnica: Região: Douro DOC, sub-região Douro Superior I Solo: Xisto I Altitude das vinhas: 200-300m Condução das vinhas: cordão unilateral e poda tradicional I Álcool: 13,5% pH: 3,71 I Açúcar residual< 2g/L I Produção: 6000 garrafas

PVPR = Preço de venda recomendado em carta de vinhos na restauração: 65€

A responsabilidade dos preços de venda ao publico dos produtos da Primedrinks é unicamente do cliente que os define e pratica. A Primedrinks limita-se a sugerir preços de venda recomendados para os seus produtos, sendo cada cliente inteiramente livre de seguir ou não tal recomendação.

A Quinta do Monte Xisto

A Quinta do Monte Xisto situa-se na Região Demarcada do Douro, mais concretamente na sub-região do Douro Superior, em Vila Nova de Foz Côa, na margem esquerda do rio Douro. Tem uma área total de 40 ha, sendo apenas 10 de vinha. Sempre foi claro na família que manter a biodiversidade do terroir era fundamental, tanto para a vinha como para a região.

“Fazemos parte de um todo e é nesse todo que procuramos integrar o nosso projecto”. Neste sentido, optou-se pelo modo de produção biológico com princípios da agricultura biodinâmica. João Nicolau de Almeida foi pioneiro na implementação da vinha ao alto no Douro, bem como no estudo de castas da região. Optaram por este tipo de plantação, com várias exposições e altitudes, de forma a permitir o blend de zonas mais quentes e mais frescas. A selecção das castas foi baseada num conhecimento adquirido ao longo de vários anos, na diversidade, respeitando a cultura do Douro, e, no terroir especifico em causa, o Douro Superior. As castas tintas são: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinto Cão, Tinta da Barca, Tinta Francisca, Souzão e Roriz; casta branca: Rabigato.

A PrimeDrinks é a distribuidora número 1 em vinhos, bebidas espirituosas e azeites premium. É uma empresa familiar, com um núcleo accionista sólido: Herdade do Esporão 50%, Aveleda 15% e William Grant & Sons 35%. Para além das marcas dos seus três acionistas, a PrimeDrinks distribui também os vinhos D.Ermelinda e Terras do Pó, os espumantes e moscatéis da Casa Ermelinda Freitas, os vinhos da Herdade dos Grous e Quinta de Valbom, de Fiuza, de João Nicolau de Almeida & Filhos, de Carm, os vinhos e espumantes de Luís Pato e ainda marcas como o The Famous Grouse de Edrington, o portefólio Rémy Cointreau e Lucas Bols e as vodkas Stolichnaya e Moskovskaya.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.