Início / Agenda / Quercus organiza curso de poda de fruteiras

Quercus organiza curso de poda de fruteiras

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza está a promover o Curso de Poda de Fruteiras. O Núcleo da Quercus de Braga vai levar a cabo uma acção de formação sobre poda de árvores de fruto, na Quinta Pedagógica de Real, em Braga, em dois sábados, 20 e 27 Janeiro 2018, das 10 horas às 12h30 e das 14 às 17h30.

A actividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos. A taxa de inscrição é de 38 € para sócios e 47 € para não sócios.

O curso Poda de Fruteiras pretende dar, aos formandos, conhecimentos teóricos e práticos da fisionomia, desenvolvimento e poda de algumas das principais espécies de árvores de fruto, procurando sensibilizar para a importância de uma poda bem executada.

O curso contempla aulas teóricas e práticas que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos, relativos às épocas de poda, aos principais tipos de poda, aos objectivos da poda de árvores de fruto, aos diferentes tipos de frutificação e às principais pragas e doenças.

Produção regular e uniforme

Realça a Quercus que a poda de árvores de fruto é fundamental à obtenção de uma produção regular e uniforme, assumindo um papel fisiológico fundamental no bom desenvolvimento da árvore. A boa qualidade das podas efectuadas permite uma boa cicatrização dos cortes realizados e reduz a susceptibilidade a pragas e doenças.

Os objectivos principais desta acção passam por divulgar boas práticas na execução de poda de árvores de fruto; estabelecer os objectivos das podas de árvores de fruto; divulgar as ferramentas mais adequadas a utilizar; e sensibilizar para a importância da correta execução dos cortes.

O curso pretende ainda dar a conhecer os diferentes tipos de podas e divulgar as principais técnicas a utilizar na poda das diferentes espécies de árvores fruteiras.

Programa

1ª Sessão: Princípios e fundamentos da poda, técnicas e ferramentas utilizadas, a selecção dos exemplares a plantar, as épocas de poda, os tipos de poda: a poda de formação, a poda de manutenção e a poda de frutificação.

2ª Sessão: Poda de pomóideas e a poda de prunóideas, poda de citrinos e oliveira, introdução à poda de kiwi, vinha e pequenos frutos. Conclusão dos trabalhos.

Inscrições online aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

IFAP lança questionário de satisfação do seu contact center

O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas lançou um questionário online sobre a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *