Início / Agricultura / Quer ter uma horta? A Agrobio vai a sua casa ajudar

Quer ter uma horta? A Agrobio vai a sua casa ajudar

A Agrobio — Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, tem um novo serviço de criação de hortas caseiras na zona da grande Lisboa. Dada a dificuldade inicial da construção de uma horta, a associação criou uma modalidade que a compacta a criação da horta com formação personalizada e, se a pessoa entender, com algum acompanhamento.

Na prática, a Agrobio leva uma sessão de esclarecimento a casa dos lisboetas. Uma acção que está dividida em duas modalidades. A primeira de duas sessões, de duas horas cada, por um preço de 225 euros para associados ou 260 euros para não associados. Outra de quatro sessões, por 425 euros para associados ou por 460 euros para não associados.

“A ideia surgiu da procura que começou a haver, de pessoas que têm espaço em casa e que gostariam de cultivar os seus próprios alimentos, mas que necessitam daquele ‘empurrão inicial”, explica fonte da Agrobio. O processo inclui duas ou quatro fases, dependendo das necessidades sentidas no processo de construção da horta.

Vantagens

“As vantagens de produzir os próprios alimentos são muitas. Começando pela poupança, passando pela qualidade dos alimentos, juntando-se a vantagem da saúde, tendo em conta que meter as mãos na terra tem benefícios físicos e psicológicos. A horta pode ser também um bom espaço de convívio em família ou entre amigos”, salienta a mesma fonte.

A acção destina-se a pessoas interessadas pelas questões da horticultura biológica e queiram ter a sua própria horta.

Em casa, a Agrobio vai falar sobre noções básicas sobre princípios associados às práticas da horticultura biológica, conceitos básicos de fertilidade e conservação do solo, nutrição vegetal, planeamento do espaço destinado à horta biológica e selecção de espécies hortícolas e aromáticas a cultivar e ferramentas e equipamentos para as diferentes tarefas na horta.

Serão ainda abordados, entre muitos outros, temas sobre a preparação do terreno e delineamento dos canteiros, sementeiras e plantações, fertilização orgânica da horta, adubos verdes, principais pragas e doenças, sua prevenção, detecção e controlo e luta biológica.

Mais informações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Pedro Nuno Santos: expansão do Porto de Sines é “crítico para o desenvolvimento” de Portugal

O ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou que a expansão do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.