Início / Agricultura / Queijos Santiago garante preço mínimo de 0,32 euros aos produtores de leite

Queijos Santiago garante preço mínimo de 0,32 euros aos produtores de leite

A Queijos Santiago garante o preço mínimo de 0,32 euros aos produtores portugueses de leite.  Na actual conjuntura, a empresa, que utiliza leite 100% português, reitera o seu apoio à produção nacional, nomeadamente no que se refere ao leite de vaca, ovelha e cabra.

O anúncio surge num momento em que o cenário agro-alimentar se centra no debate em torno da descida do preço do leite, com produtores de diversos países da Europa, incluindo Portugal, a manifestarem-se e a exigirem medidas que colmatem esta situação.

Quase 100 anos de história
A Santiago & Santiago nasceu em 1918, em Castelo Branco, quando um casal de agricultores se dedicou a criar 300 ovelhas, permitindo em pouco tempo iniciar a produção de queijo fresco.

Com o negócio a prosperar, em 1960 o casal Santiago mudou-se para a capital para se dedicar à venda de queijos frescos e curados e em 1968 Joaquim Santiago criou a sua primeira fábrica de produção e venda de queijo fresco. Anos mais tarde, já com a ajuda do seu filho, José Santiago, a fábrica mudou-se para Algés.

O volume de negócios continuava a crescer e com o passar dos anos, a Santiago & Santiago foi adquirindo algumas empresas que permitiram ampliar a sua capacidade de produção: em 1995 foi comprada a J.D., uma fábrica concorrente situada na Malveira que contava com um longo historial na indústria de lacticínios.

Em Abril de 2000, foi adquirida a Lidador que comercializa enchidos e queijos curados tradicionais e está focada na venda de produtos DOP das zonas do Minho, Douro e Trás-os-Montes. O ano de 2001 fica marcado como aquele em que é construída a fábrica onde actualmente são produzidos diariamente cerca de 100 mil queijos frescos.

O grupo detém ainda a marca Campainha que foi adquirida em 2007 e com a qual comercializa queijos frescos e curados.

Hoje em dia, a Santiago & Santiago, uma empresa familiar, é a maior produtora de queijo fresco do país, detendo cerca de 70% de quota de mercado e comercializando mais de 50 referências de produtos entre os quais queijo fresco, queijo atabafado, requeijão e queijo curado, das marcas Santiago e Campainha.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

“Quinta do Tamariz: Lugar de Vinhos com História”. Livro apresentado em Ponte de Lima a 9 de Abril

Partilhar              O Município de Ponte de Lima acolhe a apresentação do livro “Quinta do Tamariz: Lugar …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.