Início / Empresas / Quadrante elabora estudos ambientais em 4 centrais solares no Alentejo

Quadrante elabora estudos ambientais em 4 centrais solares no Alentejo

A Procesl-Quadrante, empresa que pertence ao grupo Quadrante, foi responsável pela elaboração dos Estudos de Incidências Ambientais de quatro centrais solares no Alentejo. As centrais em causa, localizadas em Barrancos, Vila Nova de Milfontes e Castro Verde vão produzir electricidade com recurso a energia solar.

Os quatro parques, em conjunto, representam o aumento em cerca de 36 MW de potência instalada, com a implantação de 126 700 painéis fotovoltaicos e ocupação de uma área de cerca de 20 hectares, estimando-se que a produção total anual ascenda a 65 GWh.

Os estudos incluíram, para além da avaliação ambiental das centrais, a avaliação das respectivas ligações à rede pública de média tensão, incluindo alternativas, com extensões entre 1km e 12 km.

A análise

A Procesl-Quadrante analisou e caracterizou a área afectada pela construção das infra-estruturas ao nível do clima, hidrologia e qualidade da água, biodiversidade, enquadramento socioeconómico, qualidade do ar, ambiente sonoro, património arquitectónico e arqueológico, ocupação do solo, ordenamento do território e paisagem.

Após a identificação e avaliação dos impactes ambientais e sociais, foram ainda propostas medidas de mitigação e compensação, bem como a implementação de programas de monitorização, nas várias vertentes ambientais analisadas.

Para Ana Ferraz, responsável pela área de Ambiente do grupo Quadrante, “para o nosso Grupo é muito importante contribuir de forma directa para o reforço da capacidade de produção de energia de origem renovável no nosso país, em projectos que desempenham um papel preponderante para a descarbonização da economia e cumprimento das metas a que nos propusemos, rumo a um futuro mais sustentável”.

Em actividade desde 1998

Fundada em 1998, pelos engenheiros João Silveira Costa, Nuno País Costa, Nuno Batista Martins e Tiago Miguel Paiva Pais Costa a Quadrante Engenharia e Consultoria tem ao dispor dos seus clientes um amplo leque de serviços de projecto e consultoria incluindo project management, arquitectura, estruturas, estruturas especiais, AVAC e sustentabilidade, hidráulica, vias e estradas, ambiente e IMS – Infrastructure Management System.

Actualmente, desenvolve actividade mundialmente, nomeadamente em Portugal, Roménia, Argélia, Gana, Angola, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Cabo Verde, Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Estudo: alterações climáticas põem vinhos da Península Ibérica em perigo

A produção de vinho na Península Ibérica é uma das mais afectadas pelas alterações climáticas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.