Início / Featured / PSD Açores: máquina de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe está inactiva há mais de um ano

PSD Açores: máquina de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe está inactiva há mais de um ano

O PSD Açores diz que a máquina de fabrico de gelo do porto de pescas de Rabo de Peixe está inactiva há mais de um ano, sem que o Governo Regional e a Lotaçor, empresa pública, tenham reparado este “equipamento fundamental para a actividade piscatória”.

A denúncia consta de um requerimento do PSD/Açores, subscrito por Jaime Vieira, deputado do PSD/Açores, que quer saber por que motivo a máquina de fabrico de gelo para as embarcações e comerciantes locais não está a funcionar, uma situação que “está a criar constrangimentos a pescadores e armadores”.

“Desconhecem-se os motivos que o Governo regional e a Lotaçor alegam para explicar a demora na reparação da máquina de fabrico de gelo, um equipamento que é essencial para a actividade piscatória e para o bom desempenho da pesca em Rabo de Peixe”, argumenta o deputado.

O Porto de Pescas de Rabo de Peixe, inaugurado em Dezembro de 2014, é actualmente o maior, mais moderno e mais bem equipado porto de pescas da região.

Atrasos no fornecimento de gelo

Jaime Vieira adianta que entre esses constrangimentos está a necessidade de uma viatura da Lotaçor, empresa que detém a lota no porto de Rabo de Peixe e que assegura a manutenção e o funcionamento da máquina de gelo, fazer o transporte de gelo entre Ponta Delgada e Rabo de Peixe várias vezes ao dia.

“Esta situação atrasa o fornecimento de gelo, além de aumentar os custos de uma empresa que enfrenta grandes dificuldades financeiras”, sublinha o social-democrata.

O deputado lembra que o porto de pescas de Rabo de Peixe, onde está instalada uma comunidade com mais de 1.000 pescadores, é um dos maiores portos de pesca da Região, servindo uma centena de embarcações, razão pela qual, frisa, “é imperativo que todos os equipamentos instalados estejam a funcionar”.

“Certa negligência por parte da Lotaçor”

“A demora na recuperação da máquina de gelo revela uma certa negligência por parte da Lotaçor, que estando a par do problema não o resolveu, e prova a demissão do Governo regional do seu dever de assegurar o funcionamento dos equipamentos de apoio à actividade da pesca”, salienta Jaime Vieira.

No requerimento entregue hoje, 17 de Agosto, no parlamento açoriano, o deputado pede ainda ao executivo regional que clarifique se está disponível para “substituir a máquina existente por uma outra localizada junto das embarcações”, como acontece na Praia da Vitória, por exemplo, “de modo a facilitar o carregamento das mesmas”.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos atribui à IACA a Medalha de Honra da Agricultura

O actual Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, , na sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.