Início / Agenda / Projecto Opuntia Forrageira faz seminário final no ISA a 12 de Dezembro

Projecto Opuntia Forrageira faz seminário final no ISA a 12 de Dezembro

O Seminário final do projecto “Opuntia Forrageira – Alternativa forrageira para alimentação animal” realiza-se no próximo dia 12 Dezembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, com início às 14 horas.

As inscrições são obrigatórias, apesar de gratuitas, aqui. Programa aqui.

O projecto Opuntia Forrageira avançou com o objectivo de realizar a avaliação comparativa de quatro diferentes espécies de Opuntia instaladas em quatro diferentes regiões do País – Algarve, Baixo Alentejo, Alto Alentejo e Ribatejo —, onde foram determinados teores de componentes como a proteína, teor de fibra e hidratos de carbono, com aplicação directa na dieta alimentar em gado ovino.

Em paralelo, foram realizados testes de digestibilidade, testes para avaliar a qualidade do leite produzido pelas ovelhas em nutrientes (composição da gordura do leite em ácidos gordos) e compostos bioactivos, e testes para aferir a qualidade dos queijos produzidos no que respeita também a nutrientes e a compostos bioactivos.

Adaptabilidade agronómica

O produto final deste trabalho permitirá validar a adaptabilidade agronómica de diferentes espécies de Opuntia em diferentes regiões do Sul do País, caracterizar o seu perfil nutritivo, o seu impacto na dieta alimentar de gado ovino e as características do leite e do queijo produzido a partir das ovelhas alocadas ao ensaio.

O consórcio propõe-se ainda divulgar de forma activa e consistente a produção de espécies de Opuntia em função das condições edafoclimáticas e incentivar a sua produção, promovendo o aparecimento de uma nova planta forrageira com potencial de ser uma boa opção nutricional e económica para os produtores de gado ruminante.

A incorporação do novo produto e processo a desenvolver, ocorrerá no conjunto dos locais dos ensaios, mas será também alargado a outros locais de produção.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

União Europeia avança para neutralidade carbónica. António Costa: “um passo fundamental”

O Conselho Europeu de 12 e 13 de Dezembro deu “um passo fundamental” no combate …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.