Início / Agenda / Projecto Muita Fruta leva festival a Lisboa e oferece salada de frutas a todos

Projecto Muita Fruta leva festival a Lisboa e oferece salada de frutas a todos

O projecto Muita Fruta reúne-se no Jardim da Cerca da Graça, em Lisboa, no dia 14 de Outubro, entre as 14 e as 22 horas, para o Festival Muita Fruta. “Vamos fazer uma Salada de Fruta com toda a comunidade. Cada um é convidado a trazer uma peça de fruta para juntar à grande salada que será partilhada por todos”, refere fonte da organização. A entrada é livre e não precisa de inscrição.

Esta iniciativa é promovida pela Cozinha Popular da Mouraria, Colégio Food Farming & Forestry (F3) da Universidade de Lisboa e associação Locals Approach, com o apoio do programa BIP/ZIP.

O programa do festival conta com uma sessão de Amor às Árvores, onde se vão “colher” declarações de amor à(s) árvore(s) e a explicar o projecto a quem ainda não o conhece. Será ainda promovida a angariação de mais voluntários que queiram participar nos workshops previstos e fazer parte da equipa que futuramente prestará serviços de poda, manutenção, colheita e distribuição, das árvores de fruto da cidade.

Salada de frutas comunitária

O ponto alto do Festival é a salada de frutas comunitária, onde o público é convidado a levar uma peça de fruta para juntar à grande salada que será por todos partilhada. A fruta é recolhida preparada e colocada em tigelas de plástico que depois serão recicladas na máquina do Plástic0Circular.

A máquina do Plástic0Circular trata-se de uma instalação interactiva que pretende educar o público sobre reciclagem e uso mais consciente de plástico. Os utilizadores são convidados a transformar os resíduos plásticos onde vai ser servida a salada de frutas, num novo objecto. Uma equipa dedicada guia os utilizadores através de todo o processo, passo a passo, de forma didáctica. “Participar activamente neste processo permite atribuir uma nova valorização ao plástico como matéria-prima”, acrescenta a mesma fonte do projecto Muita Fruta.

No evento, os participantes podem ainda assistir a uma demonstração, a cargo de António Eduardo Leitão do Colégio F3, onde poderão aprender a construir um secador solar para uso doméstico usando materiais apropriados e baratos, como telas e madeiras reutilizadas. “Conhecer a secagem solar permite combater o desperdício alimentar e preservar frutas e legumes mantendo as suas características naturais. Depois, o sol faz o seu trabalho e Lisboa tem muito sol”, diz a mesma fonte.

Palestra

A festa conta ainda com a palestra “A Produção de Frutos Regionais nos Quintais”, a cargo de Rui de Sousa da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, dá o mote para uma boa conversa informal com o público, animada pela equipa do Colégio F3 e Associação Locals Approach.

E, claro, não falta a música, com um toque frutado, a cargo dos Hug a Tree e TreeAllucinations.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Açores apoiam empresários das Flores e do Corvo afectados pelo furacão Lorenzo

O Governo dos Açores solicitou à Câmara do Comércio e Indústria da Horta a elaboração …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.