Início / Agenda / Projecto Melhor Eucalipto vai estar em Figueiró dos Vinhos e Coimbra

Projecto Melhor Eucalipto vai estar em Figueiró dos Vinhos e Coimbra

Os distritos de Leiria e de Coimbra vão receber o Projecto Melhor Eucalipto nos próximos dias, com uma sessão de informação para proprietários no dia 20 de Abril (quinta-feira) em Figueiró dos Vinhos e uma aula de apresentação, na Escola Superior Agrária, em Bencanta, no dia 21 de Abril (sexta-feira). A sessão de Figueiró dos Vinhos é organizada em parceria com a Ficape (Cooperativa Agrícola do Norte do Distrito de Leiria) e a de Coimbra em parceria com a Escola Superior Agrária de Coimbra.

O Projecto Melhor Eucalipto, co-financiado pelo PDR 2020, é promovido pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira e tem como objectivo o acesso às melhores práticas de gestão de eucaliptal por parte de proprietários e produtores florestais, assim como por gabinetes técnico-florestais.

Produtividade pode aumentar até 50%

De acordo com estimativas da CELPA, a Comunidade Inter-Municipal da Região de Leiria é responsável por 7% da produção anual nacional de madeira de eucalipto e apresenta um potencial teórico de aumento da produtividade de perto de 50%, se toda a área fosse rearborizada recorrendo às melhores práticas silvícolas e a plantas de eucalipto melhoradas.

Já no que concerne à região de Coimbra, a CELPA estima que os municípios que constituem a CIM desta região sejam responsáveis por 20% da produção anual nacional de madeira de eucalipto, estando o potencial de aumento da produtividade na ordem dos 40%.

No site do Projecto Melhor Eucalipto, as melhores práticas na instalação e manutenção de povoamentos de eucaliptos seguidas pela indústria papeleira há várias décadas podem ser consultadas em versão infográfica e em vídeos explicativos simples mas rigorosos.

Para mais informações e inscrições, contacte melhoreucalipto@celpa.pt.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Porto de Setúbal já exporta novo modelo da Volkswagen

O novo modelo da Volkswagen, o T-ROC, teve o seu primeiro embarque, a 16 de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *