Início / Apoios e Oportunidades / Projecto liderado pelo INL tem 1M€ para levar a inovação às PME da indústria do mar

Projecto liderado pelo INL tem 1M€ para levar a inovação às PME da indústria do mar

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) está a levar a cabo até Fevereiro de 2020 o projecto KETmaritime, que tem como objectivo levar a inovação e a tecnologia às empresas que operam no sector marítimo.

O projecto, que no total tem um orçamento de 985 mil euros, é direccionado às pequenas e médias empresas das áreas da construção naval, reparação e manutenção de navios e portos, navegação e logística, energias renováveis marinhas, petróleo e gás, pesca e aquicultura, biotecnologia marinha, processamento de peixe, entre outras.

Saiba como no Business2Sea

As empresas do sector do mar interessadas em saber como podem beneficiar do apoio do INL no desenvolvimento de soluções inovadoras para a respectiva actividade podem participar no workshop que o INL vai promover no dia 14 de Novembro, no âmbito do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, que se realiza no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

“O sector marítimo precisa de passar por uma transformação, alterando o seu modelo tradicional para transitar para um modelo com alto valor acrescentado apoiado na inovação e assim conseguir aproveitar as novas oportunidades que o mercado está a desenvolver”, explica Daša Majcen, responsável do INL pelo projecto KETmaritime.

No entanto, para as pequenas e médias empresas – que representam a grande maioria do tecido empresarial português – criar soluções inovadoras poderá ser mais difícil pela falta de recursos financeiros, humanos e técnicos.

Projecto internacional de apoio às PME

É exactamente para contornar este problema que surgiu em Novembro de 2017, o projecto KETmaritime. Trata-se de um projecto internacional que agrega sete parceiros privados e públicos de diversas regiões da Zona Atlântica e que é liderado pelo INL.

Este consórcio está dotado de experiência e conhecimento nas chamadas Key Enabling Technologies – que incluem a micro e nanoelectrónica; a nanotecnologia; a biotecnologia industrial; novos materiais; fotónica e as tecnologias avançadas de fabrico.

A missão principal do projecto KETmaritime é apoiar as pequenas empresas do sector marítimo no acesso a estas tecnologias com o objectivo de criarem produtos e serviços inovadores na sua actividade.

Workshop com case studies de sucesso

Neste sentido, o workshop que o INL vai promover no Business2Sea – Fórum do Mar 2018, será uma “oportunidade para aumentar o conhecimento sobre as Key Enabling Technologies (KET) e sobre a sua potencial aplicação à indústria do mar, através da apresentação de ‘case studies’ de sucesso.

Os participantes do workshop terão ainda a oportunidade para estabelecerem contactos com potenciais colaboradores”, explica Daša Majcen.

As inscrições para este workshop são gratuitas, sendo obrigatório o registo online dos participantes, aqui. Saiba mais aqui sobre o programa do workshop. Para mais informações sobre o projecto KETmaritime consulte o site, aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores desafia agricultores a diminuir a dependência dos apoios

O director Regional da Agricultura afirmou, na ilha Terceira, que os agricultores devem apostar, cada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.