Início / Agricultura / Programa 5 ao Dia sensibiliza para as recomendações da DGS sobre o tempo frio

Programa 5 ao Dia sensibiliza para as recomendações da DGS sobre o tempo frio

O Programa 5 ao Dia realizou, na passada quarta e quinta-feira, dia 15 e 16 de Janeiro, no Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) a 18.ª e 19.ª sessões, do ano lectivo 2019/2020. Nestas foi destacada a importância do Plano de Saúde Sazonal – Inverno & Saúde da Direcção-Geral da Saúde (DGS) que identificou um conjunto de recomendações preventivas que a população deve seguir durante o tempo frio, como forma de prevenir e minimizar os seus efeitos negativos e das infecções respiratórias, tais como a gripe e as constipações.

Neste sentido, as crianças foram informadas que, no que se refere à alimentação, devem fazer refeições mais frequentes encurtando as horas entre elas, dando preferência a sopas e a bebidas quentes, como leite e chá; que devem aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (por exemplo, frutas e hortícolas), pois contribuem para minimizar o aparecimento de infecções e, por fim, que devem fazer uma alimentação variada e saudável, evitando alimentos fritos, com muita gordura ou açucarados.

Manter o corpo hidratado e quente

Cumulativamente a DGS alerta também para a importância de manter o corpo hidratado e quente; manterem-se protegidos do frio; manterem a casa quente; manterem-se especialmente atentos caso tenham algum problema de saúde e manterem-se em contacto e atentos aos outros. Recomendam também o uso de luvas, cachecol, gorro, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa, e calçado adequado às condições climatéricas; aquecer a casa tendo em atenção que há fontes de calor que representam riscos de incêndio ou de intoxicação e, em caso de necessidade, telefonar para a Saúde 24.

Degustação de frutas

As crianças terminaram as sessões desta semana com a participação numa degustação de frutas na actividade “Visita ao Mercado Abastecedor” tendo sido disponibilizadas diversas variedades de fruta por forma a que comprovassem algumas das suas características, tais como, a cor, o tamanho, a forma, o aroma e o sabor.

Estas sessões contaram com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico das Escolas EB Guisande, EB Figueiredo e EB Escudeiros que foram acompanhados pelas professoras Rosa Peixoto, Isabel Pereira e António Alves, respectivamente, e dos alunos do 5.º ano do 2.º ciclo da escola EB 2/3 de Amares acompanhados pelos professores Cristina Escudeiros e João Ribeiro.

Programa 5 ao Dia

Recorde-se que o Programa 5 ao Dia tem como principal objectivo a promoção do consumo diário de 5 porções de frutas e hortícolas junto de crianças em idade escolar como forma de potenciar hábitos alimentares saudáveis. Este programa é da responsabilidade da Associação 5 ao Dia, sendo apoiado pela Câmara Municipal de Braga em articulação com a DSRN – Direcção de Serviços da Região do Norte, a DRAP Norte – Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, a ARS Norte – Administração Regional de Saúde do Norte, a Universidade do Minho e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Na próxima quarta e quinta-feira, dia 22 e 23 de Janeiro, ocorrerá a 20.ª e a 21.ª sessão que contará com a participação dos alunos das escolas EB Merelim S. Pedro e EB Merelim S. Paio, do concelho de Braga, bem como dos alunos da escola EB 2/3 Amares.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Estremoz recebe congresso internacional sobre a viticultura romana e inovação

Partilhar              O congresso internacional “Criando narrativas para a viticultura romana: Arqueologia, património, inovação e transferência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.