Início / Agricultura / Proença-a-Nova tem mais de 100 mil euros para silvicultura e caminhos florestais

Proença-a-Nova tem mais de 100 mil euros para silvicultura e caminhos florestais

O Ano Municipal da Floresta em Proença-a-Nova superou as expectativas da autarquia. E em 2019 a floresta continuará a ser uma das áreas principais no foco do executivo camarário.

O orçamento para este ano conta com mais de cem mil euros para silvicultura e caminhos florestais, além das acções de divulgação dos apoios à plantação de árvores nas áreas de gestão de combustível dentro dos aglomerados populacionais que arrancam a partir do dia 15 de Janeiro.

Doze meses, doze iniciativas e um concelho com maior consciencialização sobre a importância da floresta foi o resultado do Ano Municipal da Floresta, dinamizado pelo Município de Proença-a-Nova ao longo do ano 2018 e que encerrou com um balanço muito positivo, superando todas as expectativas iniciais.

Congresso internacional da Rede Europeia de Territórios Resineiros

“Somos o concelho com a taxa mais alta de afluência do grupo de municípios onde decorre o cadastro simplificado, integramos a Rede Europeia de Territórios Resineiros, uma iniciativa comunitária relativa à cooperação transnacional sobre o ordenamento do território e desenvolvimento regional, no âmbito da qual iremos receber em 2019 um congresso internacional sobre o tema, levámos a cabo dezenas de acções de sensibilização; factos que demonstram que estamos no caminho certo para uma gestão profissional da floresta e para a prevenção de incêndios florestais”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Acrescenta o autarca que sente que as “populações estão sensibilizadas a olhar para a floresta como um recurso económico do futuro e não como um problema. Depois deste ano, esperamos que as acções se traduzam em comportamentos de auto-protecção e gestão de risco, por um lado, e na valorização dos recursos naturais, por outro, pois uma floresta cuidada é fonte de riqueza”.

Centro Ciência Viva da Floresta

Estas iniciativas, em parceria com o Centro Ciência Viva da Floresta, realizaram-se nos dias 21 de cada mês, para lembrar que a floresta é fonte inesgotável de riqueza durante o ano todo. Uma Floresta por Inteiro assinalou a primeira acção de promoção do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.

O primeiro dia 21 do ano coincidiu com a data do 149.º passeio pedestre e, desta forma, no final da caminhada cada um dos participantes recebeu uma árvore autóctone.

Floresta Sénior foi a segunda actividade de promoção do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta. No âmbito da disciplina Ciência Viva da Universidade Sénior, os alunos realizaram uma visita às árvores existentes no concelho de Proença-a-Nova classificadas como de interesse público pela Autoridade Florestal Nacional.

Plantar árvores

No Dia Internacional das Florestas, o Município e o CCV da Floresta, em parceria com as Juntas de Freguesia, associações e população local, plantaram mais de uma centena de árvores em 97 aldeias de sol a sol.

A Missão Floresta foi a actividade do dia 21 de Abril que contou com uma palestra sobre resinagem. O Município e o CCV da Floresta colocaram a Floresta na Ordem do dia, levando à Assembleia da República e à Presidência da República, uma árvore autóctone, em Maio.

Em Junho, o CCV da Floresta participou no encerramento do ano lectivo 2017/2018 do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com os Jogos da Floresta.

No mês de Julho assinalou-se o 11.º aniversário do centro, recebendo a exposição de ilustração cientifica Naturia Secreta de Luísa Ferreira Nunes e em Agosto foram extraídos os aromas da floresta, em parceria com uma empresa de destilação de óleos essenciais de plantas autóctones.

Ciências da Floresta

As Ciências da Floresta foram o tema do Café de Ciência do mês de Setembro e em Outubro, o centro recebeu uma peça de teatro infantil, “Caraculisses, Ulisses e a Floresta das mil árvores”, encenada pelo grupo de teatro Muzumbos, que destacou a importância das Florestas e das Árvores.

Já em Novembro, foi o mês de “meter a mão na massa”, com uma oficina de Outono com castanhas, bolotas e compotas, destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.

A iniciativa “As outras árvores de Natal” marcou o encerramento do Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta, na qual participaram várias entidades e associações do concelho, que foram desafiadas pelo Centro Ciência Viva da Floresta a enfeitarem a árvore de Natal com características próprias de cada organização.

O resultado final esteve exposto no Mercado de Sabores do Natal, nos dias 15 e 16 de Dezembro, no Pavilhão Municipal.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.