Início / Agenda / Produtores de Pêra Rocha querem chegar aos 100 M€ de exportações em 2019

Produtores de Pêra Rocha querem chegar aos 100 M€ de exportações em 2019

A ANP – Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai marcar presença na Semana Verde de Berlim, entre 19 e 28 de Janeiro. Esta é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura e junta, todos os anos, mais de 1.600 empresas e organizações de todo o Mundo.

A presença em Berlim pretende divulgar a Pêra Rocha junto dos consumidores alemães e insere-se no Projecto de Promoção Global da Pêra Rocha nos Mercados Externos, desenhado pela ANP para reforçar as exportações em cinco mercados considerados estratégicos (Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha). O objectivo é valorizar este fruto português, aumentando a sua visibilidade fora do País.

82,4 milhões de euros até Novembro

Entre Janeiro e Novembro de 2017 as exportações de Pêra Rocha ultrapassaram os 82,4 milhões de euros, um aumento de 19% em comparação com 2016. Com as acções de promoção e divulgação previstas, a ANP espera alcançar os 100 milhões de euros de exportações em 2019, o que equivale a um crescimento de 21% face ao valor actual das vendas internacionais deste fruto, único no mundo e apenas produzido em Portugal.

Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Marrocos são, por esta ordem, os principais destinos da Pêra Rocha e absorveram 81% do valor das exportações entre Janeiro e Novembro de 2017. O mercado alemão em particular registou um crescimento de 90%, atingindo perto de 8,2 milhões de euros em exportações no mesmo período.

Compete 2020

O Projecto de Promoção Global da Pêra Rocha nos Mercados Externos da ANP é co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Prevê um investimento global de 430.902 euros, financiado em 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e inclui a realização de acções de promoção e comunicação.

A Associação de Produtores de Pêra Rocha (ANP) foi criada em 1993 e representa cerca de 86% da produção de Pêra Rocha em Portugal. Nasceu para coordenar e incentivar uma política de qualidade para este fruto único e é a entidade gestora da Denominação de Origem Protegida (DOP) “Pêra Rocha do Oeste”.

Além de promover a Pêra Rocha nos mercados nacionais e internacionais, a ANP incentiva o consumo diário de fruta, promovendo bons hábitos alimentares e a adopção de uma dieta saudável.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Navigator recupera vegetação autóctone com espécie rara de carvalho em Monchique

A The Navigator Company levou a cabo uma acção de recuperação da vegetação autóctone na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.