Início / Economia / Produto Interno Bruto aumenta 1,9% em volume no terceiro trimestre de 2019

Produto Interno Bruto aumenta 1,9% em volume no terceiro trimestre de 2019

O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 1,9% em volume no terceiro trimestre de 2019 (taxa idêntica à do trimestre anterior), refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Acrescentam os técnicos do INE que a procura interna registou um contributo positivo para a variação homóloga do PIB semelhante ao observado no segundo trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado, enquanto o investimento registou um crescimento menos intenso.

Procura externa líquida

O contributo da procura externa líquida manteve-se negativo no terceiro trimestre, observando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços.

Comparativamente com o segundo trimestre de 2019, o PIB aumentou 0,3% em termos reais (variação em cadeia de 0,6% no trimestre anterior), reflectindo o contributo positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, superior ao registado no segundo trimestre, e o contributo negativo mais intenso da procura externa líquida.

Revisões na informação de base

O INE realça que esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada anteriormente, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens e aos indicadores de curto prazo, que não implicaram revisões nas taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB em volume.

Os resultados correntes das Contas Nacionais Trimestrais do terceiro trimestre de 2019 serão divulgados no próximo dia 29 de Novembro de 2019.

Pode ler o Destaque completo do INE aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Governo dos Açores promove formação a colaboradores do projecto Life Vidalia

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.