Início / Agricultura / Produtividades do milho e arroz próximas das respectivas médias quinquenais

Produtividades do milho e arroz próximas das respectivas médias quinquenais

O desenvolvimento das searas de milho de regadio tem decorrido sem incidentes, sendo que nas semeadas mais precocemente já está a ocorrer o processo natural de secagem do grão no campo, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2019.

Dizem os técnicos do INE que a presença de espigas em quantidade e tamanho normal permite antever uma produtividade semelhante à da campanha anterior (9,2 toneladas por hectare).

Arroz

Quanto ao arroz, e apesar do impacto negativo que a falta de calor e de luminosidade ao longo do mês de Agosto tiveram na formação e enchimento da espiga das searas no Baixo Mondego (região onde se produz cerca de 1/6 do arroz nacional), prevê-se um aumento de 5% na produtividade face a 2018 (campanha que registou a mais baixa produtividade das últimas duas décadas).

Os povoamentos são, em geral, homogéneos, e os mais adiantados já se encontram em fase de enchimento do grão/início da maturação.

Reservas hídricas

Quanto às reservas hídricas no final de Agosto, o volume de água armazenado nas albufeiras de Portugal continental encontrava-se nos 61% da capacidade total, inferior ao valor registado no final do mês anterior (65%) e ao valor médio de 67% (1990/91-2017/18).

Nas regiões a Sul do Tejo registaram-se casos de limitação da utilização de água para rega (impostas pelas entidades gestoras de alguns aproveitamentos hidroagrícolas colectivos, e.g. Caia, por forma a garantir a sua disponibilidade até ao final da campanha de regadio) e de dificuldades em satisfazer as necessidades hídricas dos efectivos pecuários com os meios da exploração, obrigando ao transporte de água a partir de reservas públicas de água bem como de explorações vizinhas.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 11 a 17 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias nacionais dos novilhos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.