Início / Agricultura / Produtividade aumenta nos cereais de Outono/Inverno

Produtividade aumenta nos cereais de Outono/Inverno

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Abril, apontam para aumentos de produtividade nos cereais de Outono/Inverno face à campanha anterior, fruto das disponibilidades hídricas e nutricionais, com as searas a apresentarem povoamentos homogéneos e espigas bem desenvolvidas.

“Os últimos dois meses foram bastante favoráveis para o desenvolvimento das culturas cerealíferas de Outono/Inverno, que se encontram na fase do espigamento. A precipitação permitiu que as searas, em geral bem enraizadas e afilhadas, tirassem o máximo proveito das adubações de cobertura, apresentando espigas bem desenvolvidas”, dizem os técnicos do INE.

As perspectivas são de aumentos de produtividade, face a 2017, no trigo, cevada e aveia (+15%) e no triticale (+20%). O centeio deverá manter o rendimento unitário do ano anterior.

Em contrapartida, a instalação das culturas de Primavera/Verão tem sido afectada pela precipitação abundante, registando-se atrasos que variam entre as duas e as três semanas, refere o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2018.

Tomate indústria diminui 25%

Segundo os técnicos do INE, “prevêem-se diminuições nas áreas instaladas, com particular destaque para o tomate para a indústria (-25%), essencialmente devido às consequências do constante agravamento dos problemas fitossanitários, particularmente na campanha anterior”.

Também se estimam diminuições na área de batata e de girassol. No arroz, a área semeada deverá ser semelhante à do ano anterior.

Rendimento da cereja cai 5%

Quanto à cereja, a floração/vingamento dos frutos das variedades precoces realizou-se em condições climatéricas pouco favoráveis, prevendo-se globalmente uma diminuição no rendimento unitário de 5%, acrescenta as previsões agrícolas do INE.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.