Início / Economia / Produção Industrial regista variação homóloga de -2,9% em Agosto de 2018

Produção Industrial regista variação homóloga de -2,9% em Agosto de 2018

O índice de produção industrial apresentou uma variação homóloga de -2,9% em Agosto (-1,3% em Julho). A taxa de variação da secção das Indústrias Transformadoras foi de -2,1% (-1,2% no mês anterior), divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Variação homóloga

O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de -2,9%, 1,6 pontos percentuais (p.p.) inferior à observada em Julho.

Todos os Grandes Agrupamentos Industriais apresentaram contributos negativos para a variação do índice total, destacando-se, pela sua intensidade, o agrupamento de Energia com -1,3 p.p., resultante da variação homóloga de -6,2% (-2,7% no mês anterior).

O agrupamento de Bens Intermédios, com uma taxa de variação de -2,4% (-2,5% em Julho), deu um contributo de -0,8 p.p.. Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens de Consumo contribuíram com -0,4 p.p. cada, em resultado de taxas de variação homóloga de, respectivamente, -3,0% e -1,3% em Agosto (11,1% e -4,1% no mês anterior, pela mesma ordem).

Variação mensal

O índice de produção industrial registou uma variação mensal de 2,7% em Agosto (1,1% em Julho).

O agrupamento de Bens Intermédios apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (1,6 p.p.), originado por uma variação mensal de 5,0% (1,9% no mês anterior).

O agrupamento de Bens de Consumo passou de uma taxa de variação de -2,7%, em Julho, para 2,4% em Agosto, da qual resultou um contributo de 0,8 p.p.. A variação mensal do agrupamento de Bens de Investimento foi de 2,0% (0,4% no mês anterior) e originou um contributo de 0,3 p.p. para a variação agregada.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Agricultores afectados pela tempestade Leslie com apoios garantidos

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta manhã, 15 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.