Início / Agenda / Primeiro congresso de turismo equestre será em Setembro

Primeiro congresso de turismo equestre será em Setembro

O 1º Congresso Português de Turismo Equestre vai realizar-se em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, no  dia 18 de Setembro.

A iniciativa, organizada pela Associação Nacional de Turismo Equestre (ANTE), pretende ser um ponto de encontro de partilha e de debate, para discutir as potencialidades de Portugal como destino turístico equestre de excelência.

O Congresso conta ainda com o Ministério da Agricultura e do Mar, a Companhia das Lezírias, o Turismo de Portugal I.P. e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo como promotores.

Em Julho, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT) apresentou, na Golegã, o Plano Operacional para o Turismo Equestre. O  projecto – a ser implementado no Alentejo e no Ribatejo até 2020 – “tem por objectivo estruturar, requalificar e alavancar a promoção de um produto que, dado o seu potencial económico e turístico, tem particular relevância para o território”.

Neste sentido, a ERT diz que vão ser desenvolvidos cinco programas estratégicos que incidem nas áreas da estruturação, promoção e consolidação do produto Turismo Equestre, na criação de rotas equestres que possam ser fruídas pelos turistas; na realização de feiras e eventos; e na organização de acções de sensibilização e formação para os agentes que operam nesta cadeia de valor.

A Entidade inscreveu como prioridade no seu Documento Estratégico para o período 2014-2020 a requalificação de um conjunto de produtos turísticos com o objectivo de estruturar a oferta turística, densificar a cadeia de valor e optimizar a sua promoção.

O “Plano Operacional para o Turismo Equestre no Alentejo e Ribatejo” foi desenvolvido pela consultora Deloitte, sob a coordenação da Entidade Regional de Turismo e contou com a participação de uma Comissão de Acompanhamento, constituída por várias entidades como o Turismo de Portugal, as Câmaras Municipais de Alter do Chão e Golegã, a CCDRA, a Associação Nacional de Turismo Equestre, a Associação Portuguesa de Turismo Equestre e Trec, a Federação Equestre Portuguesa, o Instituto Politécnico de Portalegre, a Herdade da Comporta e a Companhia das Lezírias.​

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Escola Superior de Tecnologia de Abrantes debate “Comunicação Autárquica no Panorama Actual”

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) está a organizar um encontro para debater …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.