Início / Agenda / Prémios Empreendedorismo e Inovação CA 2019 entregues a 2 de Dezembro. Conheça os finalistas

Prémios Empreendedorismo e Inovação CA 2019 entregues a 2 de Dezembro. Conheça os finalistas

A cerimónia de entrega dos Prémios Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, a decorrer no âmbito do encontro “Centros de Competência e a Inovação na Agricultura”, terá lugar no dia 2 de Dezembro, às 14 horas, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com organização do Inovisa, inovação no sector agrícola, alimentar e florestal, em parceria com a Rede Rural Nacional e apoio institucional do Ministério da Agricultura.

O evento conta com a apresentação dos 21 Centros de Competências constituídos até à data e a realização de Mesa Redonda com o tema “Presente e Futuro: Mais e Melhor Inovação.

Nesta sessão participam o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), o Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências (COTHN), o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB), o Centro Operativo e Tecnológico do Arroz (COTARROZ), o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS), e tem moderação de Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional.

Segue-se a entrega dos prémios que vão distinguir projectos nas áreas de produção, transformação e comercialização, desenvolvimento rural, Jovem Empresário Rural, inovação em parceria: Grupos Operacionais, e ainda a distinção “BFK Award”.

Pode consultar o programa aqui.

Projectos Finalistas 2019

Produção, Transformação e Comercialização

ChestWine

Uso da flor de castanheiro como conservante natural isento de toxicidade para o vinho, criando assim uma alternativa aos sulfitos adicionados e proporcionando ao consumidor um vinho biodinâmico, diferenciado, seguro e portador de propriedades bioactivas. Mais informações aqui.

Salys

Alternativa saudável ao consumo de sal, feito a partir de salicórnia e ervas aromáticas com cinco vezes menos sódio que o sal marinho. Mais informações aqui.

Water Percept

Tecnologia de medição da quantidade de água na vegetação de modo preciso e não-invasivo, através da produção de imagens 2D ou 3D para caracterização do stress hídrico das plantas.

Desenvolvimento Rural

Arouca Agrícola

Estratégia municipal de melhoria das práticas agrícolas no território, que visa estimular o modo de produção biológico, apoiando o escoamento de produtos diferenciados (património genético e variedades regionais) e criando dinâmicas na vertente educativa (ambiental e alimentar), social (quintas terapêuticas) e turística (turismo agrícola). Mais informações aqui.

Forest Supervisor

Sistema de detecção de fogos florestais que analisam: temperatura, humidade, CO2, direcção e velocidade do vento. Através de sensores de inteligência artificial detectam e prevêem fogos 24/7. É uma solução de fácil instalação, com um grande raio de abrangência (300m vs. 20m convencional) e com bom equilíbrio entre custo e eficácia. Mais informações aqui.

Soresa

Dinamização de produtos transmontanos através do desenvolvimento de uma imagem cuidada dos produtos, embalagem e optimização dos canais de venda, encurtando caminho entre a produção e a comercialização. Mais informações aqui.

Jovem Empresário Rural

Goji Natur

Comercialização de bagas goji biológicas, frescas e secas. Para além dos produtos apresentados em sede de candidatura, a empresa conta agora com mais três produtos que têm as bagas goji como base: compota de goji, geleia picante de goji, bagas goji desidratadas. Mais informações aqui.

Phytoalgae

Reaproveitamento dos resíduos agro-industriais para a produção biológica de microalgas endémicas da Região Autónoma da Madeira, com o objectivo de produzir bio-moléculas essenciais para a saúde humana. Mais informações aqui.

PhytoClean

Produção e comercialização de plantas aquáticas autóctones, com capacidade de tratamento de águas e solos contaminados sem o recurso a químicos. Mais informações aqui.

Inovação em Parceria: Grupos Operacionais

Novas práticas em olivais de sequeiro: estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas

Desenvolvimento de um manual de boas práticas para a mitigação das alterações climáticas, pela redução das emissões de GEE e pelo aumento do sequestro de carbono e a adaptação do olival de sequeiro a novas condições climáticas. Mais informações aqui.

Regadio de Precisão

Sistema integrado para aumento de eficiência em culturas de regadio por pivot, através de tecnologias de agricultura de precisão, com claros benefícios no uso eficiente de factores de produção, em especial da água e energia de rega. Este sistema permite a maximização da exploração em regadio e promove a competitividade do sector. Mais informações aqui.

Waste2Value

Valorização de sub-produtos da actividade agrícola através da produção de alimentos compostos para animais, plásticos biodegradáveis e tratamento de efluentes animais. Mais informações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Campeonato Nacional de Ornitologia em 2020 pode ser nos Açores. Governo Regional apoia

O Director Regional da Agricultura dos Açores manifestou a total disponibilidade do Governo para ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.