Início / Agenda / Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação. Já se candidatou?

Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação. Já se candidatou?

Até ao final do mês de Abril estão abertas as candidaturas ao Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação. O galardão é atribuído pela primeira vez este ano na cerimónia que reconhece a excelência na produção suinícola, a Gala Porco d’Ouro, que a FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores realiza anualmente.

Em 2019 a cerimónia acontece a 21 de Junho e passa a contar com mais uma categoria de avaliação. Além dos prémios para a produtividade, a cerimónia será também palco para a revelação do mais destacado exemplo de inovação na produção suinícola.

Incentivo à investigação e inovação

O Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação constitui-se como um incentivo para que os produtores continuem a apostar na investigação e na inovação aplicada como elemento básico para a melhoria das explorações e do sector suinícola no seu todo.

O objectivo é premiar ideias originais, não podendo estas ser desenvolvimentos comerciais, cuja implementação, em qualquer âmbito — maneio, gestão de recursos humanos, meio ambiente, instalações, biossegurança, genética, eliminação de resíduos, sanidade animal ou bem-estar animal — tenha resultado na melhoria e inovação da exploração.

Nova categoria

A nova categoria vai distinguir melhorias, das mais simples às mais complexas, implementadas nas explorações suinícolas e que respondam com qualidade a quatro critérios essenciais, nomeadamente, criatividade — é avaliada a originalidade, assim como a relevância e grau de inovação científica ou tecnológica do projecto; eficiência — é avaliado o impacto económico sobre o beneficiário; aplicabilidade e replicação noutras explorações – é analisada a possibilidade de a inovação ser replicável em outras estruturas produtivas; e, finalmente, resposta a uma necessidade ou desafio sectorial – é valorizado o facto de a inovação implementada colmatar uma necessidade identificada pelo sector, de uma maneira geral.

Mário Hilário,General & Distribution Manager Zoetis Portugal

Parceria entre a Zoetis e a FPAS

A atribuição do Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação resulta de uma parceria entre a Zoetis e a FPAS. A Zoetis, empresa que comercializa medicamentos de aplicação veterinária, é parceira da cerimónia anual de reconhecimento da excelência na produção suinícola desde o seu início, em 2016, e este ano reforça a sua parceria com a FPAS, através da criação do Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação.

Até ao fim do mês de Abril ainda poderão candidatar-se ao galardão todas as empresas aderentes ao sistema BDporc Portugal, desde que cumpram os requisitos mínimos de exigência para concorrer a qualquer outro prémio da Gala Porco D’ouro.

Existirão três finalistas nomeados. Aos três será entregue um diploma relativo a essa nomeação e ao vencedor será atribuído o Prémio Porco d’Ouro Zoetis Inovação.

Para saber como concorrer os produtores poderão entrar em contacto com os promotores FPAS (aqui) e Zoetis (aqui).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

INE prevê boa campanha na cereja e no pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Maio, apontam para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.