Início / Agricultura / Preço dos ovos cresce 31,6% nos últimos 12 meses

Preço dos ovos cresce 31,6% nos últimos 12 meses

O preço, no produtor, dos ovos classe L embalados já subiu 26,4% face à 50ª semana de 2016, situando-se nos 1,39 euros a dúzia. O preço dos ovos classe M chegaram esta semana aos 1,29 euros, mais 31,6% que em igual período do ano passado.

Já o preço do ovo a peso entre 60 e 68 gramas, à saída do aviário, cota-se agora a 1,33 euros, um aumento de 31,7% nos últimos 12 meses.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, sobre aves e ovos, referente à semana de 11 a 17 de Dezembro, “a falta de ovo no mercado europeu está a acarretar uma subida generalizada do preço dos ovos”.

Semana estável

Segundo os técnicos do SIMA, na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, continuaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura muito animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro.

A oferta está a aumentar gradualmente, sendo suficiente para satisfazer a procura interna, mas insuficiente no caso da procura externa. A falta de ovo no mercado europeu está a acarretar uma subida generalizada do preço dos ovos. No que se refere às cotações, não se registaram quaisquer alterações nas duas áreas, Dão-Lafões e Litoral Centro.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias. No que se refere às cotações, registou-se uma subida das cot. máx. dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, das classes de peso S (+10 cêntimos/dúzia ) e M (+5 cêntimos/dúzia).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.