Início / Agricultura / Preço do leite adquirido a produtores individuais cresce 16,4% em 12 meses

Preço do leite adquirido a produtores individuais cresce 16,4% em 12 meses

O preço do leite de vaca cru, com teores reais de matérias gordas e proteínas, adquirido a produtores individuais no continente atingiu uma média mensal de 33,01 euros por cada 100 kg em Novembro de 2017. Trata-se de um aumento de 16,4% face a igual período do ano passado.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, sobre Leite e Produtos Lácteos do mês de Janeiro de 2018, nos Açores o preço médio adquirido a produtores individuais chegou aos 29,81 euros por cada 100 Kg, em Novembro de 2017, sendo o preço médio do leite cru registado em Portugal de 32,01 euros.

Já o leite adquirido a postos colectivos de recepção e salas colectivas de ordenha atingiu um valor médio de 29,6€/Kg no continente, mais 30,2% que em Novembro de 2016.

Metodologia

Os preços do leite adquirido a produtores individuais do continente e de Portugal do mês de Abril de 2016 foram calculados excluindo do universo alguns operadores que receberam neste mês bonificações referentes ao ano de 2015 e que não foi possível desagregar no valor da facturação.

“Esta orientação metodológica teve que ser assumida uma vez que o objectivo é apurar o preço real de venda do leite na produção no mês em causa. O GPP reconhece a necessidade de proceder à melhoria metodológica deste apuramento”, refere a análise do SIMA.

Pode consultar a análise completa aqui.

Agricultura e Mar Actual

loading...

Verifique também

Governo dos Açores conta com os caçadores para garantir a sustentabilidade cinegética

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em São Miguel, que Governo dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.